Escolher um curso técnico é, sem dúvida, a melhor opção para quem deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho.

Isso porque, o ensino do curso técnico possui foco na prática da área escolhida, o que favorece a vivência e a experiência profissional.

Além disso, outro grande diferencial do curso técnico é a duração que em média é de dois anos, sendo uma formação mais rápida ao ser comparada com a graduação universitária.

A formação profissional, certamente, é um passo muito importante. Por isso, a seguir, iremos lhe ensinar o passo a passo de como escolher um curso técnico:

1. Pense na área que deseja seguir

As opções de curso técnico são muitas, o que dá ao aluno uma gama enorme de opções na hora de escolher qual área profissional melhor se adequa a seu perfil.

Os cursos técnicos estão divididos em 13 áreas que são:

Ambiente e Saúde: voltada para preservação e utilização da natureza e tecnologias voltadas para a melhoria devida;

Controle e Processos Industriais: área voltada para as tecnologias ligadas aos processos eletroeletrônicos, mecânicos e físico-químicos;

Desenvolvimento Educacional e Social: envolve atividades ligadas ao apoio pedagógico, social e administrativo em instituição de ensino e em outros setores;

  • Gestão e Negócios: voltada para a gestão de organizações públicas e privadas e técnicas de negócios, como o marketing;
  • Informação e Comunicação: área ligada às telecomunicações e a informática;
  • Infraestrutura: relacionado às tecnologias de transporte e construção civil;
  • Militar: campo específico voltado para a atuação profissional nas forças armadas brasileiras (Marinha, Exército e Aeronáutica);
  • Produção Alimentícia: área relacionada aos processos industriais no ramo alimentício e de bebidas;
  • Produção Cultural e Design: relacionado ao entretenimento, gerenciamento de bens culturais e eventos das mais diversas produções artísticas;
  • Produção Industrial: direcionada aos processos industriais e sistemas de produção;
  • Recursos Naturais: compreende tecnologias ligadas à produção vegetal, animal, aquícola e pesqueira, abrangendo ações de planejamento, extração, cultivo, avaliação técnica e cultivo referente aos recursos naturais;
  • Segurança: voltada para a saúde, bem-estar e segurança do trabalhador;
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer: ligada à área de turismo, hospitalidade e lazer.

Após escolher a área que você deseja seguir, será mais fácil escolher o curso que mais combina com você.

2. Pesquise o mercado de trabalho

O mercado de trabalho busca por qualificação e especialização e algumas áreas possuem déficit profissional, o que faz com que profissionais com formação técnica tenham ótimas oportunidades de cargo e salário.
Faça análises do mercado de trabalho de sua cidade e veja quais as áreas e cursos técnicos são mais valorizados.

3. Procure uma instituição de confiança

A instituição que você irá o curso técnico é essencial para o seu sucesso como profissional.

Primeiramente, é preciso pesquisar se a instituição escolhida é autorizada a funcionar pela Diretoria de ensino da sua região. Isso fará com que você não tenha surpresas desagradáveis na hora da validação do diploma do curso técnico.

Outro ponto a ressaltar é que muitas instituições já possuem parcerias com empresas para indicar alunos para estágios e cargos, facilitando o processo de inserção no mercado de trabalho.

A EVOLUT Escolas Técnicas está há mais de 20 anos formando profissionais para o mercado de trabalho e, nesse período se dedicando a educação e profissionalização, já ajudou mais de 30 mil profissionais a encontrarem uma boa colocação.

A melhor opção quando o assunto é curso técnico, a EVOLUT possui unidades nas cidades de Jundiaí e Piracicaba. Saiba mais dos cursos técnicos oferecidos acessando o site: www.evolutescolastecnicas.com.br.