Curso de administração: técnico ou graduação?

31 de outubro de 2018 - 10 minutos lido

Este é mais um artigo para te ajudar a identificar qual o melhor curso para você fazer. Dessa vez, vamos falar sobre o curso de administração, e também vamos te ajudar a entender melhor sobre o curso técnico e o curso de graduação, para que você decida qual é o mais ideal para a sua necessidade.

Apesar de ser a mesma formação, é muito comum que as pessoas tenham dúvida entre elas, principalmente em relação ao período que dura cada um desses cursos. A graduação normalmente é o sonho de muitos, mas o mercado de trabalho nem sempre exige o diploma de graduado do profissional.

Tudo depende do seu momento atual e do que você tem em vista para o seu futuro profissional. Lembrando que as duas formações são interessantes, principalmente quando se trata do curso de administração. Vamos entender quais são as principais diferenças.

Administração elementos na mesa

Fonte: rawpixel / Unsplash.com

Graduação em administração

Um curso de graduação, seja ele qual for, é sonho de muitas pessoas. Algumas, inclusive, nem se importam muito no curso que querem fazer, pois o que importa de verdade é dizer que tem um diploma. Mas não é assim que funciona no mercado de trabalho.

A graduação é de extrema importância nos dias de hoje, além de ser muito válida para a conquista de um bom lugar no mercado. Mas o mais importante é ter a orientação correta para saber se o curso realmente é para você. No caso do curso de administração, a graduação pode exigir um pouco mais do seu tempo.

O curso oferece disciplinas referentes à administração e à gestão de empresas, de negócios, de marketing, finanças, processos e muitas outras. É importante que o estudante tenha tempo para dedicar ao curso, pois ele tem uma carga horária diária um pouco maior, se comparado a de um curso técnico por exemplo.

Além disso, a duração total do curso é maior, girando em torno de 4 a 5 anos, período determinado pela faculdade ou universidade. Na maioria dos casos, a graduação tem o valor da mensalidade mais caro do que o curso de administração técnico. Se você se encaixa nesses pontos, a graduação de administração pode ser para você.

Administração trabalho

Fonte: Bench Accounting / Unsplash.com

Técnico em administração

O técnico em administração pode usufruir dos mesmo benefícios profissionais de um administrador graduado. A diferença é que ele irá concluir o curso mais rapidamente, que normalmente tem duração que pode variar de 6 meses a dois anos.

Por conta do tempo reduzido para concluir o curso de administração técnico, é comum que muitas pessoas optem por ele, pois o valor das mensalidades também é mais barato, se comparado a uma graduação. Se você tem o orçamento mais reduzido e deseja um curso que pode te ajudar a entrar no mercado de trabalho mais rápido, o técnico pode ser a escolha certa.

O técnico está apto também a ser microempreendedor, ou seja, ele pode abrir o seu próprio negócio, já que terá conhecimento suficiente sobre gestão e, a partir de então, sobre como administrar um negócio, independente do segmento escolhido.

Além de conhecimentos de gestão, RH, o curso oferece disciplinas como finanças, auditoria, contabilidade e custos, comércio exterior, logística e qualidade. Além da formação concluída de forma mais rápida, o estudante pode adaptar à sua rotina ao mesmo tempo que trabalha.

Isso é possível por conta da carga horária que, por ser mais reduzida, e as matérias mais objetivas, proporciona ao estudante a possibilidade de estudar com mais facilidade. Não precisa estar livre durante todos os turnos para dar conta de milhares de atividades, trabalhos e provas que uma graduação, por exemplo, exige.

Mesa de Reunião

Fonte: rawpixel / Unsplash.com

Curso de administração: salário e onde atuar

Agora que você já tem em mente qual a melhor formação para você, o curso de administração técnico ou a graduação, vamos falar sobre o mercado, onde você pode atuar e qual a média salarial para este tipo de profissional. Se esta também é uma dúvida sua, entenda agora mesmo.

O profissional de administração pode trabalhar como técnico de funções administrativas. Talvez você esteja se perguntando: “Como assim funções administrativas?”. São funções ligadas à gerência. Você pode atuar como um gerente de loja, de um restaurante, de uma instituição ou em qualquer outro lugar onde sua função seja gerir, organizar, monitorar, reparar erros.

Instituições governamentais também exigem pessoas formadas no curso de administração para diversas funções. Então se o seu sonho é trabalhar para instituições públicas, esta formação pode ser de muita importância para a sua necessidade atual. Lembra que falamos sobre necessidade no início deste artigo?

E se o seu maior desejo for empreender, este continua sendo o curso certo para você. Os administradores podem gerir seus próprios negócios, desde grandes indústrias, a pequenos comércio e atividades de prestação de serviços. Também é possível atuar como consultores especializados a algum segmento de preferência.

A remuneração média para profissionais dessa área gira em torno de R$ 1.170 a R$ 6 mil.

Vale ressaltar que este salário pode ser menor ou superior, tudo vai depender da função escolhida e do quanto a empresa está disposta a oferecer, dependendo de cada profissional individualmente.

E caso você decida fazer o curso de administração técnico, a Evolut Escolas Técnicas é uma opção com um dos melhores custos-benefícios do mercado. A instituição fica localizada nas cidades de Jundiaí e Piracicaba, ambas no estado de São Paulo.

Administração Brainstorm

Fonte: Headway / Unsplash.com

Por que escolher a Evolut Escolas Técnicas

Como já mencionamos ao longo deste artigo, a Evolut Escolas Técnicas busca sempre oferecer o melhor aos seus alunos. Inclusive, não é à toa que a escola já possui mais de 30.000 profissionais atuando no extenso mercado de trabalho.

Acreditamos no desenvolvimento pessoal e profissional de todos os estudantes que moram em Jundiaí – SP e Piracicaba – SP, por isso investimos em novos cursos e em toda a estrutura docente e tecnológica. E tudo isso a um custo-benefício que vale muito a pena.

Oferecemos cursos técnicos e profissionalizantes direcionados para uma boa atuação em diferentes áreas. São cursos de segurança do trabalho, eletrotécnica, eletrônica, mecânica, administração, radiologia, estética, farmácia e muitos outros.

O objetivo é profissionalizar os estudantes e fazê-los competitivos para atuar no mercado, que está cada vez mais concorrido. Se você deseja fazer parte do nosso time, entre em contato com a Evolut através do e-mail:  atendimento@evolutescolastecnicas.com.br.

Clique aqui e conheça também toda a nossa lista de cursos disponíveis nas unidades de Jundiaí e Piracicaba.

Ou ligue agora mesmo para um de nossos telefones:

(11) 4526-2528 – Jundiaí – SP
(19) 3434-9873 – Piracicaba – SP

Conte conosco!

Tags: ,