Curso de enfermagem: 10 motivos para fazer

19 de outubro de 2018 - 9 minutos lido

O curso de enfermagem é o desejo de muita gente que sonha em trabalhar ajudando a salvar vidas. Apesar de ser um curso muito procurado pelas pessoas, ainda existem diversos receios em relação à cursar ou não enfermagem. Por isso, reunimos neste artigo 10 motivos para fazer um curso de enfermagem.

Se você está com a grande dúvida sobre qual curso fazer e essa é uma das suas opções, continue lendo para saber mais sobre essa profissão tão importante para a sociedade.

Como você já deve saber, a formação é apenas a porta de entrada para um mundo cheio de possibilidades de crescimento. São muitas oportunidades de desenvolvimento não só profissional, como também pessoal. É justamente esse o primeiro motivo para fazer um curso de enfermagem:

Enfermagem

Fonte: Pexels.com

Amadurecimento

O crescimento pessoal e emocional começa ainda durante o tempo de curso, afinal, o aluno aprende nas aulas a ter mais empatia com os seus futuros pacientes. É claro que isso só será praticado de forma integral quando ele iniciar o seu trabalho, mas no curso o estudante aprende a palavra chave da profissão: humanização.

As aulas preparam os alunos para atuarem com maturidade e ética diante de qualquer situação, além de obter controle emocional sob as emoções e dores dos pacientes. Esses ensinamentos dificilmente acontecem em outras formações e é exatamente por isso que é um curso tão inspirador.

Ajudar ao próximo

Já que estamos falando sobre empatia, esse é o segundo motivo: a oportunidade de ajudar o próximo a resolver os seus problemas de doença. O curso de enfermagem possibilita que o estudante tenha um contato mais direto com o paciente, que quase sempre se encontra em uma situação de desconforto.

A função do enfermeiro é levar todo o suporte possível para esse paciente, sendo empático e focando na conscientização e orientação. Por conta dessa proximidade, um pilar de amizade e compreensão é formado.

Proximidade com colegas de curso e trabalho

A formação proporciona um vínculo muito forte entre os colegas de curso e de trabalho, pois são horas de uma intensa relação e de trabalho desafiador, mas prazeroso. Por estar convivendo com pessoas que têm gostos em comum e que entendem muito bem o que você está passando, esse vínculo cresce o suficiente para você levar essas pessoas para outros âmbitos da sua vida.

Enfermeira Auxílio

Fonte: rawpixel / Unsplash.com

Rotina dinâmica

Como você deve imaginar, o dia a dia dos profissionais de enfermagem é muito movimentado, sendo indicado para quem é mais ativo e não gosta de ficar parado.

Não existe a opção de sentir tédio ou ficar preso na mesma rotina todos os dias, pois sempre acontece algo novo, sempre aparece uma situação nova na qual o profissional aprende não somente a lidar, como também muda a sua maneira de enxergar o mundo através desse contexto.

A função de dar atenção aos pacientes acaba incentivando a rapidez na hora de tomar decisões, fazendo com que o enfermeiro evolua ainda mais.

Área de atuação

Quem faz o curso de enfermagem pode exercer a profissão em diversas áreas. É um conjunto de opções muito vasta, oferecendo a possibilidade de muitas especializações que não acabam nunca, afinal, a ciência está sempre evoluindo.

Se engana quem pensa que o enfermeiro só pode atuar em hospitais e emergências. Ele pode atuar também em home cares, que são os atendimentos em domicílio, na gestão de serviços de saúde e ensino, auditorias e prestação de serviços em empresas e escolas.

Além disso, o profissional de enfermagem pode disponibilizar serviços de consultoria e liderar equipes ambulatoriais. Existem também várias áreas pouco exploradas, como clínicas de fertilidade e genética, enfermagem pós-cirúrgica e o nicho de pesquisas científicas.

Demanda do mercado

Enfermagem sempre será um curso e uma profissão em alta, afinal, as pessoas sempre irão precisar de prevenções e tratamentos. Os profissionais da área são mais requisitados que os médicos, por motivos que citamos acima, como a proximidade com os pacientes, entre outros.

Além do mais, enfermagem é a segunda profissão no Brasil com o maior número de postos de trabalho, o que significa que os profissionais são bastante requisitados pelo mercado.

Salário

Mesmo que as pessoas apaixonadas pelo curso de enfermagem amem a profissão, é inevitável pensar nos valores que um enfermeiro ganha, certo?

A verdade é que os profissionais ganham bem: a média salarial é de R$ 3.500 para início de carreira, o que aponta um ótimo valor, mesmo com tanto trabalho exercido pelos enfermeiros. Uma boa opção também é trabalhar em cidades do interior, já que a maioria dos profissionais de enfermagem está nas capitais, fazendo com que as cidades pequenas sofram carência.

Flexibilidade de horário

A flexibilidade de horário é uma das maiores características e vantagens do profissional de enfermagem. Ele é capaz de escolher os dias da semana ou os finais de semana que prefere trabalhar, além de haver plantões noturnos que favorecem as pessoas que não podem trabalhar durante o dia.

Enfermagem Frontal

Fonte: Unsplash.com

Concursos públicos

Adicione os concursos públicos como mais uma das opções de área de atuação. Existem mais de 300 mil instituições públicas de saúde no Brasil, como hospitais, prontos-socorros e centros de saúde.

A estabilidade e a remuneração são dois dos maiores fatores atraentes para quem faz um curso de enfermagem e deseja fazer um concurso público.

Possibilidade de curso técnico

O curso de enfermagem tem uma vantagem muito grande em relação às outras profissões: não é preciso apenas fazer um curso na faculdade para conseguir ingressar no mercado de trabalho. Inclusive, fazer um curso técnico é muito mais benéfico quando falamos de enfermagem.

A duração do curso (em média dois anos), o valor das mensalidades, as funções exercidas e a possibilidade de começar a trabalhar o quanto antes são vantagens que favorecem bastante os estudantes e futuros profissionais.

A Evolut Escolas Técnicas sabe da importância do curso de enfermagem, por isso oferecemos na unidade de Piracicaba para quem se interessa por essa profissão tão admirável.

Somos reconhecidos pela qualidade dos cursos técnicos e profissionalizantes, tendo contribuído para a entrada de mais de 30.000 profissionais no mercado de trabalho.

Tem interesse no curso de enfermagem? Acesse o site para saber mais sobre o nosso curso técnico: http://evolutescolastecnicas.com.br/tecnicos/enfermagem/

Tags: , ,