Curso Profissionalizante: a melhor hora é agora

9 de agosto de 2018 - 10 minutos lido

Há pouco tempo, o curso profissionalizante era visto como um plano alternativo para as pessoas que não sabiam que profissão deveriam seguir ou até mesmo para quem não tinha conseguido passar no vestibular. Mas esse cenário foi se transformando lentamente, ao mesmo tempo que o mercado de trabalho começou a exigir um novo modelo de profissional ideal.

Além disso, as empresas também sentiram necessidade de se adaptar às novas demandas que vinham surgindo. A crise no país, as demissões, a busca por pessoas realmente capacitadas e o custo de um curso superior foram alguns dos fatores que valorizaram bastante o curso profissionalizante e que o tornaram uma ótima opção para os estudantes.

Embora muitas pessoas ainda considerem escolher alguma dessas instituições de ensino, ainda restam dúvidas se essa é realmente a melhor escolha. Por isso, hoje vamos mostrar alguns motivos que fazem o curso profissionalizante ser uma excelente alternativa para quem deseja se destacar em um mercado de trabalho altamente competitivo.

Curso profissionalizante: 5 motivos para se matricular hoje mesmo

Escolher um curso profissionalizante pode ser bastante complicado para algumas pessoas, pois muitas são as dúvidas que surgem. Entre elas estão a valorização por parte das empresas, o custo-benefício e como escolher uma escola de qualidade. Por isso, vamos mostrar agora a razão para você fazer hoje mesmo a sua matrícula.

Ser contratado mais rápido

Uma das maiores vantagens de fazer um curso profissionalizante é que o aluno consegue entrar mais rápido no mercado de trabalho. Diferente de um curso universitário, que dura em média quatro anos, o profissionalizante muitas vezes chega a seis meses. Assim, é possível se capacitar em menos tempo.

Além disso, o aluno passa a conhecer na prática como funciona a profissão. Por muitas vezes, uma faculdade faz com que leve mais de um ano para que o aluno comece a explorar o dia a dia do curso. Já que o curso profissionalizante é bastante específico, é possível desenvolver as habilidades desde as primeiras aulas. Por isso, muitas vezes uma pessoa sai muito mais capacitada do que se estivesse em uma universidade.

Além disso, ser contratado é uma coisa que todo aluno espera, principalmente em um período de crise como esse que o país está atravessando.

moedas dentro de vários potes

É mais acessível

O curso profissionalizante é mais acessível em diversos aspectos. O primeiro deles e o mais importante para várias pessoas é o financeiro. Se comparado a um curso em uma faculdade, por exemplo, o profissionalizante sai bem mais em conta.

Você pode até encontrar cursos em faculdades EAD (ensino a distância) com mensalidades acessíveis. Porém, o tempo levado para o aluno se formar faz o investimento total ser muito maior. Além disso, a metodologia EAD apresenta alguns pontos negativos se comparada ao ensino presencial, como: muita teoria, pouca prática, demora para entrar no mercado de trabalho, entre outros.

Outro ponto importante dos cursos profissionalizantes é que eles são mais versáteis e flexíveis. Isso porque há muito mais opções de horários para as aulas. Dessa forma, o aluno pode escolher a que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Se ele só pode estudar em uma turma noturna, é só optar pelas aulas desse turno, o que não vai atrapalhar em nada caso ele já esteja trabalhando. Até mesmo para quem espera ser contratado essa é a melhor opção, considerando que com o curso profissionalizante as chances disso acontecer são muito altas.

Esse estilo de ensino também é ótimo para jovens e profissionais que já estão há mais tempo no mercado de trabalho. Quem é jovem geralmente tem mais tempo livre, podendo se dispor a fazer mais de um curso ao mesmo tempo. Além disso, não é necessário nenhum pré-requisito, ou seja, até mesmo quem não encerrou o ensino médio pode se matricular.

Cursos mais especializados

Como falamos no início desse texto, um dos motivos que fizeram os cursos profissionalizantes serem valorizados foi a transformação do mercado de trabalho. As empresas estão exigindo capacitações cada vez mais especializadas e específicas para determinadas funções. E isso é algo que não estava sendo encontrado em alunos de formação universitária.

Por uma faculdade demorar em média quatro anos, o estudante muitas vezes fica preso a assuntos teóricos, e quando finalmente enfrenta a prática o resultado não é muito bem como o esperado. Já com o curso profissionalizante ocorre o contrário.

Por ser focado em trabalhos e funções específicas, o aluno do profissionalizante põe a mão na massa desde as primeiras aulas, o que o prepara desde o início para as necessidades da sua atividade. Isso é extremamente valorizado pelas empresas, já que elas esperam resultados positivos, independente de onde o profissional tenha desenvolvido suas habilidades.

Além disso, os cursos profissionalizantes são criados justamente para suprir uma demanda do mercado. Ou seja, se determinada escola está oferecendo algum curso, é porque ela percebeu que as empresas estão sentindo falta de um profissional que saiba desempenhar aquela função da melhor maneira.

Demanda do mercado de trabalho

Como falamos agora há pouco, se existe um curso profissionalizante é porque o mercado de trabalho necessita desse profissional. Você pode até pensar que as empresas dão mais valor para estudantes com formação universitária, mas não é bem isso que ocorre na prática.

Nos últimos anos, tem se tornado comum buscar pessoas que saibam desempenhar funções específicas. Por essa razão, até mesmo profissionais que já estão empregados têm buscado cursos profissionalizantes como forma de se especializar ainda mais. É algo que as próprias empresas valorizam muito.

Dessa forma, um aluno já se matricula sabendo que se esforçando durante o curso, as chances de obter um trabalho (até mesmo antes da conclusão) são altas. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, inclusive, revelou que 62,58% dos alunos que fizeram um curso profissionalizante conseguiram um emprego logo após o término das aulas.

alunos estudando no gramado da escola

Escolas de qualidade

De nada adianta o aluno ter vontade de fazer um curso profissionalizante se não encontrar uma escola que dê uma estrutura de qualidade, certo? Mas os interessados podem ficar tranquilos, pois no Brasil existem muitas instituições sérias que oferecem condições perfeitas para o aluno se desenvolver e conseguir seu espaço no mercado de trabalho.

E nós da Evolut Escolas Técnicas temos orgulho em poder oferecer um dos centros estudantis mais modernos, tecnológicos e atuais do Brasil. Nós possuímos um conceito integrado de ensino, no qual o aluno tem um acompanhamento no ambiente virtual e físico.

Disponibilizamos mais de 25 cursos profissionalizantes, todos com professores com anos de experiência em suas áreas de atuação. Isso dá segurança para que o aluno saiba que está aprendendo com quem conhece na prática o mercado de trabalho.

Então não perca tempo e garanta seu sucesso profissional! Entre em contato conosco através dos nossos canais de comunicação e conheça melhor a Evolut.

Saiba mais sobre os cursos e a escola clicando aqui!

Tags: