Cursos em Jundiaí: Como escolher a melhor opção no mercado atual

24 de agosto de 2018 - 12 minutos lido

Jundiaí é um dos grandes municípios do estado de São Paulo, localizado a aproximadamente 57 quilômetros da capital paulista. De uns anos pra cá, a cidade vem se desenvolvendo bastante, principalmente do ponto de vista profissional.

Muitos cursos estão sendo implementados para melhor capacitar os moradores da localidade e, com isso, torná-los mais atraentes para o mercado.

Tendo em vista esse crescimento de mercado e a necessidade das pessoas crescerem profissionalmente, sem que se precisassem ir à capital, novos cursos foram abertos para a população, e com favorável custo-benefício. A missão é contribuir para a educação local e oferecer ensino de qualidade.

Para você que mora em Jundiaí e tem interesse em fazer algum curso profissionalizante buscando conseguir o primeiro emprego, ou até mesmo se especializar para conquistar melhores cargos, este conteúdo é para você.

Separamos alguns cursos em Jundiaí para você escolher qual se encaixa melhor com suas habilidades ou aquele que você sempre teve interesse mas nunca teve a oportunidade na cidade.

homem de terno

Fonte: Lukas / Pexels

Cursos técnicos em Jundiaí

Abaixo você vai ter acesso a uma lista dos cursos técnicos oferecidos em Jundiaí. Todos eles estão entre os mais procurados por pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho mais rápido, já que ele tem menor duração se comparado a uma graduação, por exemplo.

Além disso, esses cursos em Jundiaí exigem investimento financeiro menor, justamente por terem curta duração. Eles têm também programação de disciplinas mais objetivas, ideal para quem não tem tanta paciência para investir anos em um curso.

Administração – O técnico em administração pode atuar em diversas áreas de diferentes segmentos, uma vez que todo negócio precisa de um bom administrador. Além disso, o profissional com essa titulação pode empreender e administrar a sua própria empresa. As áreas mais comuns de atuação para esse profissional são RH, gestão, finanças, auditoria, contabilidade, comércio exterior, logística, controle de qualidade e muitas outras.

Eletrônica – O profissional desse ramo atua na área de elétrica das empresas, desenvolvendo atividades que podem estar relacionadas à instalação, produção e à manutenção de sistemas eletrônicos. Ele também pode executar projetos elétricos mais estruturados. Assim como um administrador, o profissional de eletrônica pode ter o seu próprio negócio.

componentes elétricos

Fonte: Pixabay

Eletrotécnica – Instalação, operação, transmissão e distribuição de energia elétrica são algumas das atividades exercidas pelo profissional de eletrotécnica. A pessoa que optar pela formação nesta área tem como uma de suas responsabilidades a elaboração e desenvolvimento de projetos de instalação elétrica. Ele também pode atuar na infraestrutura para sistemas de telecomunicação, além de pensar em formas alternativas para uso eficiente da energia elétrica.

Mecânica – O profissional está habilitado a desenvolver projetos de mecânica em empresas de pequeno, médio e grande porte. Ele pode trabalhar também no desenvolvimento de equipamentos e maquinários usados na área. Esta é uma das áreas que estão em grande ascensão no mercado atual.

Mecatrônica – Profissional habilitado para trabalhar em funções voltadas tanto para a área de mecânica, quanto para a área de eletrônica. Este se envolve com programação de sistemas automatizados, além de avaliação e automação de componentes. Definição de processos de montagem, análise de projetos, supervisão de construção de protótipos também são algumas das formas de atuação desse profissional. Inserido nesta área, o profissional ainda pode desenvolver e coordenar sistemas automatizados.

Plásticos – Olhando pelo nome nem parece uma área de tanta relevância assim, mas é uma das áreas mais importantes. O técnico em plásticos atua na produção e transformação do plástico, com o objetivo de desenvolver técnicas para viabilizar todo o processo de mudança da matéria prima, que logo se transforma em outros produtos a serem comercializados. Ele deve estudar para encontrar as melhores processos de reciclagem para os plásticos. É sustentabilidade do início ao fim, área que está crescendo muito não só em São Paulo, mas no Brasil e no mundo.

garrafas plásticas

Fonte: Mali Maeder / Pexels

Segurança do Trabalho – Esse é um dos cursos em Jundiaí mais procurados pelos jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho. Este profissional pode atuar em grandes indústrias, principalmente aquelas do setor metalúrgico e siderúrgico. Também pode trabalhar em empresas de consultoria e de construção civil. A ideia é que o profissional desenvolva e supervisione estratégias a fim de promover a segurança de outros profissionais no ambiente de trabalho. Ele orienta esses funcionários em relação a conceitos e procedimentos e pode também mapear ambientes de trabalho para propor campanhas com o objetivo de reduzir acidentes e doenças.

Cursos profissionalizantes em Jundiaí

Diferentemente de curso técnico, um curso profissionalizante não exige aprovação do Ministério da Educação (MEC), pois ele é mais rápido e objetivo. Além disso, um curso intitulado de profissionalizante não emite diploma de conclusão de curso.

Apesar disso, não quer dizer que um tipo de curso é melhor do que o outro. Muito pelo contrário. Cada tipo supre as necessidades de alguém. Então se você precisa daquele “empurrãozinho” rápido, pois já tem uma vaga de trabalho esperando por você, ou se você quer aprender uma nova área para subir de cargo, um curso profissionalizante pode ser uma ótima escolha.

Veja a lista abaixo de cursos profissionalizantes que estão em alta em Jundiaí.

Primeiros Socorros (adulto e infantil) – O objetivo desse curso é oferecer conhecimentos básicos de primeiros socorros. É um curso rápido, inteiramente voltado para a prática e programado para proporcionar o conhecimento necessário para a pessoa que deseja dar aquele incentivo extra nos estudos, principalmente para os que já estão inseridos na área de saúde, segurança ou até mesmo para pessoas leigas. O infantil geralmente é oferecido para pais, professores e profissionais que trabalham com crianças, e que desejam ter pelo menos uma noção de como agir em caso de queda ou machucados.

AutoCAD – Desenho Auxiliado pelo Computador – Esse curso profissionalizante auxilia o aluno a criar e desenvolver projetos voltados para a área de mecânica, eletrônica, engenharia, arquitetura, além de outras áreas industriais que tenham a necessidade técnica. Esse desenvolvimento é feito por meio de softwares de projetos 2D e 3D auxiliados por computador.

Comandos Elétricos – O objetivo desse curso é capacitar profissionais para atuar na manutenção e instalação em circuitos e comandos elétricos. Área que tem poucos profissionais realmente capacitados para trabalhar com segurança.

Máquinas Elétricas – Ao concluir o curso, o profissional sai pronto para trabalhar com instalação e manutenção de máquinas elétricas, entendendo das técnicas, ambientes e qualidade de segurança na hora de manusear essas máquinas.

Instalações Elétricas – Como o nome já diz, o curso profissionaliza o estudante a trabalhar com instalações elétricas de modo geral. Isso inclui montar redes de baixa tensão e instalar circuitos e equipamentos elétricos em casas e prédios.

Libras Básico – Esse curso é indicado para pessoas que desejam aprender mais um tipo de comunicação, nesse caso, com pessoas que possuem deficiência auditiva. Normalmente é uma opção dos professores que desejam ampliar e transmitir novos conhecimentos para seus alunos. No final das contas, ele acaba sendo um plus no currículo deste profissional.

Excel Avançado – Excel é uma ferramenta bastante utilizada em empresas que precisam de algum tipo de controle, seja ele de produtos, serviços ou de dinheiro. Ela possui funções que auxiliam na precisão e armazenamento de dados importantes, e podem ser facilmente buscados, mesmo depois de muito tempo. É uma ótima opção de curso profissionalizante para quem deseja encontrar um emprego com mais rapidez, e em “qualquer” lugar.

monitor mostrando excel

Fonte: Tumisu / Pixabay

Como foi visto, muitas são as opções de cursos em Jundiaí, sejam eles técnicos ou profissionalizantes. É recomendado que o interessado analise os cursos para ver qual está mais perto de seu perfil profissional. Outra dica importante é analisar oportunidades de trabalho que estão a sua volta, para que a escolha seja direcionada para algo que traga o retorno financeiro esperado pelo profissional.

Tags: ,