Cursos em Piracicaba: Como escolher a melhor opção no mercado atual

27 de julho de 2018 - 10 minutos lido

Quando se fala em cursos em Piracicaba, muitas pessoas ficam na dúvida sobre quais caminhos devem seguir, afinal, a cidade passa pelo mesmo problema que o resto do Brasil: a crise econômica atual.

Por conta disso, um dos primeiros setores a ser afetado é o mercado de trabalho. É muito comum encontrar vários profissionais que não conseguem ingressar na área de formação por conta da quantidade pequena de vagas indo de contramão com a grande quantidade de pessoas interessadas no trabalho.

Como resultado, acabam aceitando ofertas bem menores ou até mesmo trocam de área, engajando-se em novos trabalhos que nada têm a ver com os seus diplomas.

No entanto, é possível encontrar uma saída para esse problema. Existem 10 opções de cursos que continuam em alta, apesar das dificuldades encontradas no cenário econômico e social. Continue lendo para saber qual curso você deve escolher.

profissionais de vendas e marketing caminhando

Marketing e vendas

Não tem hora melhor para investir em um curso de vendas e marketing do que essa, não é?

Para quem tem interesse em desenvolver habilidades de prospecção, abordagem e pesquisa de clientes, é essencial ter cursos que demonstrem toda a capacidade de argumentação e pós-venda com as pessoas.

Se você ainda não sabe como se inserir no mercado de trabalho e não possui nenhuma experiência, é uma opção começar por meio do setor de marketing, afinal, todas as empresas precisam de profissionais qualificados nessa área.

Mecatrônica e Eletrotécnica

O profissional com a habilidade de exercer as atividades mecatrônicas e eletrotécnicas tem uma vantagem sobre quem não possui o curso: a indústria está cada vez mais forte no país inteiro.

Depois de tantos anos investidos no desenvolvimento da área, a cidade tem um polo muito forte na indústria.

É por esse motivo que fazer um curso em Piracicaba de mecatrônica e eletrotécnica é interessante para a vida profissional do estudante: são duas formações que continuam crescendo, principalmente por conta do combate ao desemprego.

Agronegócio

Como você sabe, a cidade de Piracicaba é considerada uma potência para a indústria agro.

Não importa o que esteja acontecendo no mundo, o negócio está sempre em ativa, afinal, a população continua crescendo e as pessoas precisam consumir alimentos todos os dias.

Por isso, fazer cursos que envolvem o assunto é uma boa alternativa para driblar a crise e ter mais uma competência no currículo, o que é muito importante quando se trata de se destacar no mercado.

profissional de enfermagem atendendo

Enfermagem

O curso de enfermagem, junto com medicina, é um dos mais antigos e importantes da história. Você consegue imaginar como ficariam as pessoas que precisam de ajuda médica sem o enfermeiro? Impossível, não é?

Assim como o agronegócio, onde são necessários profissionais sempre, a enfermagem é extremamente fundamental para o funcionamento da sociedade, não importa o estado econômico ou político do país. É muito difícil encontrar um enfermeiro sem trabalho.

O enfermeiro realiza atividades importantíssimas com o objetivo de recuperar e proteger a saúde dos pacientes, por isso, é um curso que continua em alta.

Gestão de pessoas

O mercado de trabalho atual enfrenta tempos de crise, isso não é segredo para ninguém. No entanto, é justamente nessa hora que um curso de Gestão de Pessoas é uma boa saída para quem deseja continuar na área.

Para tratar de tantos assuntos internos em cada empresa, é preciso contratar alguém que saiba o que e como está fazendo: eliminar âmbitos que talvez não sejam mais interessantes para a empresa, demitir e contratar pessoas, gerir e liderar grupos de pessoas, entre outras atividades.

É um curso com uma demanda alta, pois as empresas valorizam o profissional, especialmente em uma época como essa, com a economia incerta.

Estética

Assim como em outras cidades do interior, o curso em Piracicaba de Estética é uma novidade para uma parte das pessoas.

Os profissionais da área agem diretamente na beleza e no bem estar dos clientes, o que proporciona o aumento da autoestima deles.

É uma formação relativamente nova, mas está muito em alta, principalmente por conta do aumento do uso das redes sociais. Quer saber a relação entre o curso de Estética e a tecnologia?

As pessoas estão utilizando as redes sociais como forma de divulgar os trabalhos que exercem. As profissões vão desde maquiadores e donos de lojas de roupas até cozinheiros e médicos.

Como o profissional de Estética termina o curso entendendo as áreas de maquiagem, cosméticos e nutrição relacionada à estética corporal, ele pode gerenciar seu próprio negócio na internet, caso não demonstre interesse em atuar como funcionário em clínicas de estética e de cirurgia plástica.

Através das redes sociais, conseguem mais clientes ao mostrar as técnicas aprendidas durante o curso.

programação

Programação

Se engana quem pensa que um curso de programação só é válido para quem mora em grandes metrópoles.

É justamente no interior que um programador se destaca ainda mais: como não existem muitos profissionais para concorrer com ele, o caminho fica um pouco mais livre para ele conseguir o reconhecimento que merece.

O curso de programação não sai nunca de moda, afinal, a tecnologia só continua a crescer e evoluir. Todos os anos, vários dispositivos eletrônicos e elétricos são lançados, o que possibilita que o profissional consiga ingressar no mercado de trabalho realizando vários projetos e soluções para as empresas.

Além disso, é uma área carente de especialistas qualificados.

Radiologia

Se os enfermeiros são fundamentais para o funcionamento da sociedade, o radiologista é parte essencial para que isso aconteça, pois é ele quem realiza os exames requisitados pelo médico.

Por meio das imagens obtidas na radiação eletromagnética, o profissional de radiologia é responsável por fazer os exames de tomografia, ressonância magnética, mamografia, entre outros.

Ou seja, ele é muito importante e solicitado pelo mercado de trabalho, já que a saúde sempre será uma das prioridades da população.

Segurança do trabalho

Como falamos antes, a indústria é grande parte da economia de Piracicaba e do resto do país, por isso, todos os cursos e profissões que a envolvem são ótimas opções para driblar o momento de crise.

O curso de segurança do trabalho permite que as pessoas atuem em praticamente todos os tipos de indústrias, indo de médio a grande porte, além de comércios e empresas de construção civil.

Como as empresas devem seguir as leis trabalhistas e de segurança, a importância de profissionais dessa área na indústria é muito grande, pois é ele quem garante que tudo está saindo como nos conformes.

jovem buscando por curso

Cursos específicos

É completamente normal não se interessar por cursos mais conhecidos, como esses que citamos acima. Por isso, existem diversos cursos em Piracicaba que incentivam não somente o crescimento profissional, como também pessoal.

Alguns exemplos de cursos específicos são os de doula, libras, cuidador de idosos e de crianças. Neles, o estudante pode aprender sobre temas que ainda não conhecia muito, além de ser capaz de trilhar uma carreira nisso.

Buscar o conhecimento nunca é demais, principalmente quando ele vem junto com a sabedoria e o diferencial de poder se destacar no mercado de trabalho.

Aqui na Evolut Escolas Técnicas, nós oferecemos os cursos técnicos mais completos da região, sempre pensando na melhor maneira de superar a crise atual e ajudar os alunos no crescimento profissional e pessoal.

Tem interesse em algum desses cursos? Saiba mais sobre cada um deles clicando aqui!