Cursos tecnólogos e cursos técnicos: entenda a diferença

22 de outubro de 2018 - 10 minutos lido

Se você está buscando uma especialização profissional, seja pela primeira vez ou para adquirir mais conhecimento sobre uma área que você já atua, certamente você tem aquelas dúvidas comuns a vários estudantes.

Diante de uma lista de perguntas, selecionamos uma que é bastante questionada, para discutir durante este artigo. Vamos falar sobre a diferença entre cursos técnicos e cursos tecnólogos. Essa também é uma dúvida sua?

Fonte: Unsplash.com

Fonte: Unsplash.com

Diferença entre cursos tecnólogos e cursos técnicos

Vários fatores são capazes de diferenciar os cursos técnicos dos cursos tecnólogos. Nível oferecido ao aluno depois de formado, duração do curso, requisitos e formas de abordagem dos conteúdos tratados no curso.

Porém, isso não quer dizer que um é melhor do que o outro. O fato é que cada pessoa tem objetivos diferentes. Se você quer um curso com uma duração mais rápida porque precisa daquela formação, um pouco mais rápido, para ocupar outro cargo, a escolha é uma.

Caso você tenha tempo para investir em um curso, a escolha é outra. Tudo vai depender do seu objetivo. Independente da opção, é importante que você entenda a diferença para saber se realmente a sua escolha é a que você precisa para o momento, pois ambas as opções estão em alta no mercado.

Nível

Os cursos técnico dão ao aluno a certificação de nível médio. Já os cursos tecnólogos oferecem ao profissional, após formado, a certificação de nível superior. Você só precisa se perguntar qual é o seu objetivo para saber o que escolher. A mesma dica serve para a área que você pretende seguir, caso ainda esteja com dúvidas.

Duração

Por oferecer uma certificação um pouco mais específica, os cursos tecnólogos exigem um pouco mais do aluno. Estas especializações, na maioria das vezes, tem muitas horas que devem ser cumpridas para que o curso seja concluído com sucesso. Os técnicos podem durar até 3 anos, já os tecnólogos podem variar entre 2 e 3 anos.

Requisitos

Alguns cursos, sejam eles técnicos ou tecnólogos, exigem alguns requisitos em relação à formação anterior do aluno. Para cursar um tecnólogo, seja ele qual for, é necessário que o aluno tenha a certificação de ensino médio. Os técnicos são menos exigentes e variam de área para área. Existem opções para quem fez ensino fundamental ou médio, seja qualquer um deles completo ou incompleto.

Foco

As duas formações têm o mesmo objetivo: atender às necessidades do aluno e formá-lo um bom profissional. A ideia é que eles estejam aptos para atuar no mercado sem grandes dificuldades para conseguir emprego. De maneira geral, o foco dos cursos técnicos é formar profissionais mais operacionais. Os cursos tecnólogos visam formar gestores, supervisores e analistas e cargos afins.

O que esperar dos cursos tecnólogos

Como já mencionamos neste artigo, é importante você ficar ciente de tudo o que um curso tecnólogo pode exigir de você. Com isso em mente, você precisa analisar o seu perfil para saber se esta formação é a que você realmente precisa.

Os cursos tecnólogos oferecem formações mais extensas e intensas. Exigem mais hora de dedicação do aluno e tem como objetivo formar profissionais para assumirem cargos mais superiores, se comparados às formações oferecidas pelos cursos técnicos.

Outro ponto importante que você deve estar por dentro é da formação exigida para que você possa dar entrada no curso que deseja. Para cursos tecnólogos, é obrigatório que você tenha concluído o ensino médio.

Ao decidir que você precisa de um curso tecnólogo, é só começar a listar quais são as áreas de atuação que você deseja para conquistar aquele cargo que tanto quer. Ou, até mesmo, a formação que precisa ter para atuar naquela tão sonhada área.

Cursos tecnólogos são facilmente encontrados em universidades ou faculdades e  pode durar até 3 anos. Assim como em cursos de graduação, é necessário a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ao final do curso.

Atualmente existem mais de 100 cursos tecnólogos cadastrados e autorizados pelo Ministério da Educação. É só procurar a faculdade mais próxima e iniciar a formação.

Trabalhadores cursos

Fonte: Pixabay.com

O que esperar dos cursos técnicos

Os cursos técnicos normalmente são procurados por pessoas quem têm o objetivo de uma formação mais rápida. Após essa formação, o aluno está apto a atuar em áreas como Enfermagem, Radiologia, Mecatrônica, Eletrônica, Administração, Segurança do Trabalho, Estética e muitos outros que estão espalhados em diferentes áreas.

Cursos técnicos são normalmente oferecidos por escolas técnicas ou por institutos federais de educação. Para encontrar o que tem mais a sua cara, o ideal é fazer uma lista com o seu perfil, a fim de entender qual a melhor opção para o objetivo que você está buscando no âmbito profissional.

Na sua região, a oferta desses cursos vai depender de como os setores funcionam no local. Há muitos cursos técnicos, por exemplo, que formam profissionais para atuar em indústrias. Então se você mora em uma cidade com grande necessidade de profissionais nessa linha, um curso técnico nessa área pode ser bastante interessante para você.

Os salários também são favoráveis a depender da área. Caso você opte por áreas mais difíceis de encontrar profissionais aptos para o trabalho, isso pode ser uma grande chance para crescer na área e realizar seus desejos profissionais.

Como saber qual é a melhor formação para você

Para descobrir qual é o melhor curso para você, é importante que você faça uma pequena lista para clarear a sua mente sobre o que você verdadeiramente deseja atualmente para a sua vida profissional.

Essa lista deve conter seu perfil pessoal, áreas de interesse, cursos em alta no mercado de trabalho e instituições que oferecem o melhores cursos. Tudo isso você vai ficar sabendo depois de fazer uma breve pesquisa na internet ou de conversar com pessoas que fazem ou fizeram formações como as explicadas neste artigo.

Fazer uma pesquisa de campo para ver como é a estrutura do local onde você pretende estudar, também é importante para começar a se identificar com o local de formação. A mesma ideia serve para caso você tenha tempo de fazer uma visita a locais que possa atuar após de formado. Dessa forma, você vai se familiarizar com a área e, com isso, tem maiores chances de se encontrar na profissão.

Por que escolher a Evolut para fazer cursos técnicos

Sabemos que tomar decisões não é algo muito fácil, principalmente quando estamos falando de futuro profissional.

Por isso, a Evolut Escolas Técnicas se preocupa em fazer a melhor escolha, pois entendemos o quanto a realização profissional é importante para os nossos alunos. E é isso que buscamos diariamente. São mais de 30.000 profissionais no mercado de trabalho formados pela Evolut Escolas Técnicas.

Entre em contato com a Evolut através do nosso e-mail:  atendimento@evolutescolastecnicas.com.br

Ou ligue agora mesmo para um de nossos telefones:

(11) 4526-2528 – Jundiaí – SP
(19) 3434-9873 – Piracicaba – SP

Conte conosco para o seu sucesso profissional!

 

Tags: , , , ,