Você sabe qual o trabalho de um eletrotécnico? Neste texto iremos dar mais detalhes sobre o que faz e quanto ganha um profissional técnico em eletrotécnica.

O curso técnico em eletrotécnica é voltado para capacitação de profissionais para a manutenção e execução de equipamentos eletroeletrônicos. O profissional desse ramo também deve está preocupado com questões como o descarte do lixo eletrônico e a sustentabilidade.

A eletrotécnica é um ramo da Engenharia Elétrica dedicada ao conhecimento do funcionamento e uso dos circuitos constituídos de componentes elétricos e eletrônicos com o objetivo de gerar, armazenar, transmitir e distribuir energia elétrica.

O curso técnico em eletrotécnica é dividido em três etapas que são:

  1. Elétrica geral: Etapa inicial teórica onde são estudadas noções de eletrônica, projetos elétricos e normas de segurança em eletricidade;
  2. Elétrica industrial e motores: Nesta etapa, são estudadas as particularidades das máquinas elétricas, como o acionamento, comandos elétricos e etc. Também são vistos os princípios da automação;
  3. Máquinas e processos: A última parte do curso se dedica ao estudo de manutenção de sistemas elétricos, pneumática, hidráulica, testes industriais e etc.

A duração média do curso técnico em eletrotécnica é de dois anos, na EVOLUT, você pode concluir em 18 meses.

O que faz o profissional de eletrotécnica

O mercado de trabalho para a eletrotécnica é amplo e o profissional técnico pode atuar em diversos setores, como o industrial, usinas hidrelétricas, termelétricas, solares e eólicas, indústrias metalúrgicas, assistência técnica de equipamentos eletroeletrônicos, telecomunicações e construção civil. O eletrotécnico também pode atuar como autônomo.

Após a conclusão do curso técnico, o profissional pode desempenhar as seguintes funções:

  • Participar no planejamento e desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura;
  • Atuar na instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas;
  • Elaborar e aplicar medidas para o desenvolvimento de projetos para a geração de energia elétrica sustentável;
  • Fazer a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança;
  • Conserto e manutenção de aparelhos e equipamentos eletrônicos;
  • Atuar no projeto de construção, montagem e aperfeiçoamento de equipamentos eletrônicos;
  • Seguir plantas da Construção Civil;

Quanto ganha o profissional de eletrotécnica

O salário médio para o profissional eletrotécnico pode variar de acordo com a função, cargo e tipo de empresa.

O eletrotécnico que trabalha por conta própria (autônomo) também possui condições de ter uma boa renda mensal, a depender de sua capacidade de oferecer serviço de qualidade e gerir seu negócio.

Abaixo, confira uma tabela de pesquisa salarial realizada pelo Serviço Nacional de Empregos (SINE) para a profissão de eletrotécnico levando em conta o porte da empresa e os níveis profissionais, que são divididos em: Trainee (até 2 anos de experiência); Júnior (Entre 2 a 4 anos de experiência); Sênior (entre 6 a 8 anos de experiência) e Master (mais de 8 anos de experiência).

tabela_eletrotecnica

O curso Técnico em Eletrotécnica está entre as especializações técnicas oferecidas pela EVOLUT Escolas Técnicas.

Há mais de duas décadas formando profissionais para o mercado de trabalho, a EVOLUT oferece o curso técnico em eletrotécnica nas unidades de Jundiaí e Piracicaba. Se você está procurando um curso de qualidade e quer saber mais, acesse o site: http://evolutescolastecnicas.com.br/tecnicos/tecnico-em-eletrotecnica/.