Técnico em Estética: saiba tudo sobre o curso e o mercado

7 de fevereiro de 2019 - 9 minutos lido

Quando se fala em curso técnico em Estética, muita gente acaba tendo várias dúvidas sobre a formação e o mercado para essa área. Isso porque, apesar de ser um curso cada vez mais popular, o nome abre margem para diversas interpretações. Foi por esse motivo que nós, da Evolut Escolas Técnicas, decidimos escrever um artigo contando tudo sobre o curso, desde a função do profissional, até as matérias vistas no curso e formas de atuação.

E, falando sobre a relação sobre perfil do estudante X curso, se você se encaixa no grupo de pessoas que ainda não faz ideia do futuro profissional que deseja, com certeza este artigo vai te ajudar. Nós explicamos tudo sobre o curso e o que faz o profissional em Estética após formado. Você também verá 5 dicas que irão te ajudar a decidir o que fazer.

Continue lendo para esclarecer todos os seus questionamentos e, caso ainda tenha alguma dúvida ou interesse em se tornar um profissional técnico em Estética, entre em contato com a gente através do e-mail e número que informamos no final do artigo. Boa leitura!

Tratamento-de-Estética-Mulher

O que faz um técnico em Estética?

Antes de tudo, é preciso realmente entender o que faz alguém que se formar no curso de Estética. Para começo de conversa, você sabe o que é um Esteticista?!

É o nome que se dá ao profissional formado em Estética.

Ele pode atuar no tratamento e embelezamento corporal, facial e capilar dos clientes, podendo trabalhar em inúmeros locais, como centros de estética, SPAs, salões de beleza, clínicas, hospitais, além de poder auxiliar dermatologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e cirurgiões.

Mas não é só isso! Contrariando a ideia que muitas pessoas têm na cabeça, a rotina de um Esteticista não se resume somente à beleza. Ele também pode ajudar a tratar pacientes em tratamentos pós-cirúrgicos e vítimas de queimaduras, já que a estética tem uma ligação direta com a saúde.

Uma das coisas que se aprende durante a formação do curso técnico em Estética é a de lidar com todas as questões relacionadas ao bem-estar físico e mental das pessoas. Para fazer isso acontecer, o Esteticista deve ser capaz de avaliar, selecionar e indicar qual é o tratamento mais adequado para cada cliente. Isso tem a ver com todas as funções que podem ser seguidas dentro da profissão, como as que citamos mais acima.

Como funciona o curso técnico em Estética?

As pessoas que desejam seguir carreira na área de Estética podem optar por um bacharelado, com duração de 4 anos, ou um curso técnico, com duração média de 2 anos – conseguindo, assim, se formar mais rápido e, consequentemente, encontrar um emprego.

Em relação à estrutura curricular do curso técnico em Estética, existem algumas disciplinas gerais sobre nutrição, anatomia, fisiologia e farmacologia (estudo aprofundado em remédios). Essas matérias ajudam o aluno a entender como o organismo do ser humano funciona, além de proporcionar conhecimentos em processos como o envelhecimento e a recuperação de lesões da pele.

As outras disciplinas são bem específicas sobre a prática profissional do esteticista, pertencendo a áreas como: dermatologia, cosmetologia (é o estudo de produtos cosméticos), eletroterapia (terapia por meio da aplicação de correntes elétricas), massagem, tricologia (o estudo dos cabelos) e visagismo (estudo da estéticas e proporções faciais).

Grande parte das disciplinas são práticas, com várias atividades em laboratórios com o objetivo de acostumar os alunos às suas futuras funções.

A grade curricular do técnico em Estética depende muito da instituição, mas pode-se dizer que no geral, essas são as matérias vistas pelos alunos:

  • Anatomia
  • Biocosmética
  • Corte
  • Colorimetria
  • Dermatologia
  • Cosmetologia
  • Drenagem linfática
  • Eletroterapia corporal
  • Eletroterapia facial
  • Farmacologia
  • Fisiologia
  • Maquiagem
  • Modelagem e penteado
  • Nutrição
  • Procedimentos pré e pós cirúrgicos

Esses são só alguns exemplos da ampla e extensa variedade de matérias que os alunos aprendem durante o curso.

Tratamento-de-Estética-Homem

Como é o mercado de trabalho para quem é técnico em Estética?

Como falamos no início do artigo, o mercado de trabalho para os profissionais da área de Estética vem crescendo muito nos últimos anos. Os constantes avanços da tecnologia na área da beleza ampliam os tipos de tratamentos e, por consequência, impulsionam o aquecimento desse mercado.

Fatores como o aumento da expectativa de vida é outra coisa que contribui bastante para uma maior procura pelo Esteticista e por tratamentos estéticos para retardar os efeitos do envelhecimento o máximo possível. O profissional formado em Estética pode encontrar oportunidades de emprego em:

  • Salões de beleza
  • Centros de estética
  • Clínicas
  • Academias
  • SPAs
  • Resorts
  • Indústrias
  • Hóteis
  • Centros médicos

Além, é claro, de poder escolher seguir as carreiras de pesquisas na área de Estética ou se tornar professor, ministrando aulas para cursos técnicos ou faculdades.

Pode-se concluir, então, que o profissional de Estética tem várias opções de áreas e é capaz de escolher a que mais se encaixa ao que ele quer. Se você conhece alguém que tem interesse em se tornar um Esteticista, mostre esse artigo para ele!

Por que escolher a Evolut Escolas Técnicas

A Evolut Escolas Técnicas possui planejamento e método ideais para que seus alunos possam aprender de forma realmente eficaz e irem em busca do tão sonhado emprego. A escola, conhecida por já ter formado mais de 30 mil alunos, possui professores qualificados e preparados para ensinar o que o mercado realmente exige.

A instituição de ensino também oferece aos seus alunos um ambiente online que está sempre à disposição para auxiliar no aprendizado prático. Isso se deve ao planejamento que faz os responsáveis acreditarem na tecnologia e, com isso, fazerem novos investimentos focando da eficácia do aprendizado.

A Biblioteca Virtual entra como mais um auxílio ao estudante, sendo um facilitador na hora dos estudos, uma vez que não se faz necessário o aluno comprar materiais básicos para estudo. Dessa forma, ele pode encontrar conteúdos de forma fácil e rápida.

Se você mora em Piracicaba, deseja começar a transformar o seu futuro profissional e tem interesse em fazer o curso técnico em Estética, fale conosco através do e-mail: atendimento@evolutescolastecnicas.com.br

Você também pode clicar aqui para conhecer toda a lista de cursos disponíveis nas unidades da Evolut Escolas Técnicas e decidir qual curso se encaixa mais no perfil! :)

Ligue agora mesmo para o nosso telefone!

(19) 3434-9873 – Piracicaba – SP

Você pode contar com a gente para obter o seu sucesso profissional!

Tags: ,