Técnico em Plásticos: saiba o que ele faz e como é o mercado

15 de março de 2019 - 9 minutos lido

Quando se fala em técnico em plásticos, a maioria das pessoas se enchem de perguntas e dúvidas em relação ao curso, ao mercado e ao profissional, pois Plásticos é uma carreira desconhecida por muita gente. Mesmo sendo uma carreira muito importante para a indústria, as atividades que o técnico em plásticos exerce ainda parecem não estar tão claras assim para as pessoas.

Foi pensando nisso que nós decidimos escrever um artigo sobre o assunto, afinal, é uma profissão que só cresce a cada dia que passa, e merece ser conhecida por todos os públicos. Você está em dúvida sobre qual curso fazer? Então continue lendo, pois é provável que você acabe se apaixonando pela profissão!

tecnico-plásticos

O que faz um técnico em plástico?

O técnico em plásticos atua nas atividades de fabricação, industrialização, manipulação, desenvolvimento e pesquisa de plásticos e materiais correlatos e vários artefatos. Ele opera equipamentos de processamento, assim como identifica e encontra soluções para problemas de processamento em peças plásticas.

Além disso, o técnico em plásticos analisa as propriedades mecânicas, térmicas e químicas dos materiais plásticos; especifica características de projeto de moldes; seleciona a especifica as matérias primas; lê desenhos de moldes e equipamentos de processamento de plásticos; elabora planilhas de manutenção de máquinas e equipamentos, considerando a relação de custo e benefício.

Outras atividades de um técnico em plásticos são:

  • Aplicar as técnicas de desenho e de representação gráfica em desenhos de produto, de ferramentos, de máquinas e de equipamentos;
  • Organiza e controla a estocagem e a movimentação de matérias primas, reagentes e produtos;
  • Planeja e realiza a execução de inspeção e manutenção preventiva e rotineira em equipamentos, linhas produtivas, instrumentos e acessórios.

Como é o mercado de trabalho para um técnico em plásticos?

O mercado de artefatos em materiais plásticos tem crescido bastante nos últimos anos, tanto para o desenvolvimento de novos produtos para a substituição de matérias-primas tradicionais. O técnico em plásticos atua nas áreas que envolvam a produção, caracterização e processamento de artefatos em plásticos ou borrachas.

Em relação ao mercado de trabalho, é possível citar as indústrias de autopeças, brinquedos e lazer, utensílios domésticos, equipamentos eletro-eletrônicos, artefatos para construção civil, laboratórios de desenvolvimento e caracterização de materiais, entre outras atividades.

técnico-plásticos-2

E o curso técnico em plásticos, como é?

O curso técnico em plásticos está bem inserido no atual contexto, em que o mercado demonstra a cada dia que passa que sente a necessidade de profissionais com a formação específica na área e com um bom nível de especialização. O profissional recebe a formação na área de materiais plásticos bem como o treinamento na utilização dos principais equipamentos usados no processo de transformação dos materiais plásticos.

O técnico em plásticos que segue a Área Profissional Química está concentrado nas atividades que têm relação com a fabricação de plásticos, PVC e borrachas. Já o profissional que segue a Área Profissional Indústria realiza as atividades relacionadas a instalação, produção e manutenção de equipamentos para fabricação de artefatos de plástico.

O curso integra conhecimentos nas áreas de:

  • Desenho técnico
  • Química aplicada
  • Matérias primas
  • Ciência dos materiais
  • Processos de fabricação
  • Metodologia de pesquisa
  • Matemática aplicada
  • Meio ambiente e reciclagem
  • Planejamento e gestão
  • Projeto do produto
  • Técnicas de laboratório
  • Projetos de moldes
  • Mecânica aplicada
  • Administração da produção
  • Logística

As matérias aprendidas durante o curso são extremamente diversas, já que o aluno aprende desde a parte química do processo até a trabalhar em conjunto com o meio ambiente, realizando as suas atividades sem prejudicá-lo. Dentre as coisas que se aprende na formação estão:

  • Atuar diretamente na produção e transformação do plástico, desenvolvendo técnicas durante o processo em que a matéria prima toma forma de um produto a ser comercializado.
  • Utilizar os processos de transformações plásticas, como sopro, injeção, extrusão, rotomoldagem e termoformagem.
  • Estudar o impacto ecológico dos plásticos ao Meio Ambiente.
  • Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuem nos processos utilizados nas indústrias plásticas.
  • Utilizar o melhor processo de reciclagem para os plásticos.

Essas são alguns conhecimentos que são adquiridos durante o curso, o que faz com que o aluno saia não apenas formado e capacitado para trabalhar, mas também com uma mentalidade mais sustentável e moderna, sendo capaz de pensar no próprio ambiente em que vive.

Por que escolher a Evolut Escolas Técnicas

A Evolut Escolas Técnicas possui planejamento e método ideais para que seus alunos possam aprender de forma realmente eficaz e irem em busca do tão sonhado emprego. A escola, conhecida por já ter formado mais de 30 mil alunos, possui professores qualificados e preparados para ensinar o que o mercado realmente exige.

A instituição de ensino também oferece aos seus alunos um ambiente online que está sempre à disposição para auxiliar no aprendizado. Isso se deve ao planejamento que faz os responsáveis acreditarem na tecnologia e, com isso, fazerem novos investimentos focando da eficácia do aprendizado.

A Biblioteca Virtual entra como mais um auxílio ao estudante, sendo um facilitador na hora dos estudos, uma vez que não se faz necessário o aluno comprar materiais básicos para estudo. Dessa forma, ele pode encontrar conteúdos de forma fácil e rápida.

Se você mora em Piracicaba ou em Jundiaí, deseja começar a transformar o seu futuro profissional e tem interesse em fazer o curso técnico em Plásticos, fale conosco através do e-mail: atendimento@evolutescolastecnicas.com.br

Você também pode clicar aqui para conhecer toda a lista de cursos disponíveis nas unidades da Evolut Escolas Técnicas e decidir qual curso se encaixa mais no perfil! :)

Para quem se interessa pela produção de plásticos e embalagens, e se preocupa com o meio ambiente, o curso técnico em Plásticos é uma ótima opção de formação, já que tem uma variedade grande de opções no mercado de trabalho.

Por isso, não perca tempo! O seu futuro tem tudo para ser incrível, corra atrás de uma das nossas formações e se prepare para realizar os seus sonhos!

Ligue agora mesmo para o nosso telefone!

(19) 3434-9873 – Piracicaba – SP
(11) 4526-2528 e WhatsApp (11) 9 9265-9054 – Jundiaí – SP

Você pode contar com a gente para obter o seu sucesso profissional!

Tags: , ,