· Piracicaba: (19) 3434-9873 ·· Jundiaí: (11) 4526-2528 ·

Anteriormente, nós falamos aqui no blog da Evolut sobre o ensino de forma remota e como ele é a chave para o aprendizado em tempos de isolamento social. Como toda a solução de aprendizado, as atividades educacionais remotas exigem um bom nível de engajamento dos alunos e, se tratando de um ambiente virtual, certas ferramentas digitais bastante conhecidas na rede mundial de computadores podem ser extremamente úteis no desenvolvimento de uma experiência positiva e proveitosa com essa modalidade de ensino. 

Se tem uma coisa que é compartilhada, tanto pelo ensino remoto, quanto pelo ensino presencial, é a necessidade de organização dos alunos. Sem a possibilidade de uma comunidade de estudos com contato presencial – colegas de turma, grupos de estudo e professores à disposição para a elucidação de dúvidas, que são coisas que facilitam muito o processo de aprendizado -, essa comunidade e modos de organização precisam ser transpostos para o mundo virtual.

Muitas vezes uma plataforma de educação remota por si só não consegue abarcar todas essas necessidades estudantis, e é aí que entram as ferramentas virtuais que facilitam o processo de estudo online. Neste artigo, listamos algumas dicas de ferramentas digitais que julgamos serem essenciais nas suas atividades educacionais remotas e que com certeza tornarão essa experiência bem mais confortável.

Google Docs e Google Drive

Google Docs é uma interface online e offline do Google que permite o acesso virtual de diversos aplicativos de uso corriqueiro nos estudos. Dentre esses aplicativos estão: editor de texto, criador de planilhas, criador de apresentação de slides e criador de formulários. Todos os arquivos criados nesses aplicativos são sincronizados diretamente com uma ou mais contas do Google pela nuvem, o que permite o acesso remoto de textos, apresentações e planilhas, além de seu compartilhamento e edição por um número grande de usuários. 

O editor de texto pode ser uma ferramenta extremamente útil para o aluno escrever resumos e anotações referentes às suas aulas para consulta pontual durante os estudos – o aplicativo inclusive possibilita funcionalidades extras como anotações e destaque de trechos importantes do texto, o que agrega muito a essa finalidade. Outra possibilidade é usar o editor para a produção e compartilhamento entre os alunos de revisões de disciplinas para provas, solução impulsionada pelo fato de que, ao ser compartilhado, o arquivo poderá ser acessado por qualquer pessoa da turma, que poderá editar e adicionar coisas ao texto, possibilitando uma rica troca de conhecimento. 

O criador de planilhas pode ser utilizado para uma organização mais direta do aluno, onde ele pode fazer uma planilha de organização da sua própria rotina de estudos (como uma agenda/planner) ou uma planilha de desempenho nas disciplinas. Essa ferramenta inclusive é extremamente útil para professores organizarem suas aulas, disciplinas e as notas de suas turmas. Outra questão interessante dos aplicativos do Google Docs é que eles são compatíveis com arquivos de aplicativos reais, como os programas do pacote Microsoft Office ou do LibreOffice.

Já o Google Drive também é uma plataforma online/offline do Google, só que dessa vez dedicada exclusivamente ao armazenamento e compartilhamento de arquivos. Essa ferramenta também é baseada na nuvem e funciona como um HD virtual com geralmente 15GB de espaço padrão de armazenamento para todo os usuários. Pode ser utilizada amplamente para o compartilhamento de arquivos de diferentes tipos que tenham importância nos estudos, como livros em formato PDF, arquivos compactados, vídeos, etc.

Discord e Skype 

Agora vamos falar de dicas para estudar remotamente via internet que envolvem a comunicação em tempo real. A primeira delas é o Discord, um aplicativo e website que permite a interação de um grupo de pessoas por chamada de voz. Inicialmente desenvolvido como uma solução de interação por voz para jogadores dos jogos onlines conhecidos como eSports (esportes eletrônicos), a plataforma logo mostrou seu potencial para outras funcionalidades. Nela, é possível criar chats separados para finalidades específicas dos estudos, como um chat para a interação de alunos de uma turma, de um grupo de trabalho ou mesmo um chat com orientadores e orientandos.

Além das chamadas por voz, há espaço para texto e compartilhamento de mídia. As versões mais recentes da plataforma inclusive permitem chamadas de vídeo e compartilhamento de tela, o que pode ser extremamente útil na hora de compartilhar ao vivo a produção de algum trabalho em um software do computador do aluno.

O Skype possui propósitos bastante similares aos do Discord, com a diferença de que ele é uma plataforma bem mais disseminada e conhecida pelo público-comum, o que agrega familiaridade e conforto em seu uso. Assim como o Discord, a ferramenta permite chamadas gratuitas por áudio, vídeo, conversas por texto e compartilhamento de mídia, além de permitir também chamadas para telefones fixos e celulares por meio de assinatura.

Dicas de aplicativos de Smartphones para estudar remotamente

Enquanto os itens anteriores discorreram sobre dinâmicas coletivas de estudos no ambiente virtual, esse último tópico é dedicado a uma solução bem mais particular e personalizável para a organização do aprendizado durante o estudo remoto, elencando ferramentas digitais que se encaixam nesse princípio. Já falamos aqui em uma oportunidade anterior sobre aplicativos que podem transformar sua relação com o aprendizado, onde listamos dicas de aplicativos para organização de disciplinas, aprendizado de idiomas, biblioteca virtual, etc. 

Usar aplicativos como ferramenta de auxílio ao estudar remotamente é uma opção que deve ser feita por iniciativa própria, onde o aluno vai atrás dos apps que realmente possuam relação com aquilo que está sendo estudado e que se encaixem com suas preferências de uso do Smartphone. Com grandes bibliotecas de aplicativos educacionais de várias ordens, as lojas online Google Play para Android e App Store para iOS representam um mundo de possibilidades na busca por apps úteis e, com um bom feeling e curiosidade, qualquer aluno pode encontrar utilitários realmente transformadores nesses locais.

E você, quais desses aplicativos você já usa na sua experiência com o estudo online em casa? Tem alguma dica de ferramenta que você acha que deveria ser citada? Não se esqueça de deixar sua contribuição nos comentários!

Fechar Menu