5 dicas para melhorar a concentração no estudos

27 de novembro de 2019 - 7 minutos lido

Sabemos que se concentrar nos estudos pode ser uma missão difícil às vezes. Além do cansaço por conta da rotina puxada, ainda tem as distrações com a internet, amigos, outras atividades…

E, em muitos casos, esses fatores atrapalham o desempenho do estudante no momento da revisão das matérias. Isso tudo pode chegar a afetar, inclusive, a nota desse aluno no curso técnico.

Já deu para perceber então que focar nos estudos é fundamental para ter um bom resultado, independente da área. Por isso, nada mais justo que dar uma atenção especial a esse assunto.

Decidimos então que no artigo dessa semana vamos falar sobre coisas simples que você pode fazer para melhorar sua concentração nos estudos. Então se você quer mudar seu desempenho e melhorar suas notas, é só continuar lendo!

5-dicas-para-melhorar-a-concentração-no-estudos-garota-com-uma-pilha-de-livros

A forma correta para estudar

Antes de te falarmos as dicas, vamos relembrar de algo importante: não há uma única forma correta para estudar. A estratégia que funciona para o seu amigo, não necessariamente vai ser a melhor para você também.

Assim, é importante você testar o máximo de estratégias possíveis antes de definir uma para aplicar na sua rotina de estudos. Quando descobrir a mais eficaz, verá a transformação no seu desempenho, tanto nas provas quanto no curso em geral.

Tecnologia como aliada dos estudos

Além de descobrir a estratégia que funciona melhor para você, vale ressaltar que ainda é possível fazer uso de recursos diversos para melhorar a qualidade dos seus estudos! E é aí que entra a tecnologia…

Além de fazer uso dos mecanismos de busca mais conhecidos, como o Google, ainda é possível contar com aplicativos para smartphone. São vários disponíveis tanto na Apple Store como na Play Store.

E o melhor: além de existirem aplicativos que vão transformar totalmente os seus estudos, você ainda pode encontrar apps voltados para áreas específicas! Inclusive já escrevemos sobre isso aqui no blog:

1. Enfermagem: conheça aplicativos voltados para a profissão.

2. Eletrotécnica: 5 melhores aplicativos para profissionais da área.

Agora que você já sabe de algumas ferramentas importantes que devem ser compreendidas antes de aplicar as dicas que vamos dar, você já está pronto para conferir a lista que montamos.

5-dicas-para-melhorar-a-concentração-no-estudo

Dá uma olhada:

– Ambiente adequado

Antes de pegar qualquer caderno, caneta, marca texto… seja o material que for, é importante você garantir que o lugar escolhido para estudar seja adequado e estimule o foco em você.

Uma dica legal é você optar por um local onde tenha outras pessoas com o mesmo objetivo que o seu: se dedicar ao máximo aos estudos. Biblioteca das universidades são uma boa opção, além da grande maioria ser aberta ao público!

– Roteiro de Estudos

Não precisa ser um roteiro complexo e muito detalhado, mas sim algo que dê um norte e organize a ordem de tópicos que você estudará naquele dia. Isso vai te ajudar manter a dedicação e também poupar tempo.

Essa organização vai possibilitar o planejamento em tópicos dos conteúdos, o que vai facilitar muito a pesquisa do material nos livros e anotações, além de auxiliar na resolução de exercícios.

– Coma Bem!

Isso pode parecer até uma dica de mãe, não é? Mas é por aí mesmo… Afinal, nossas mães estão sempre certas. hahaha :)

Estamos te dando essa dica porque alimentos muito gordurosos antes de estudar podem causar fadiga, cansaço e diminuir a disposição no geral. Já sabia disso? Por isso é importante priorizar alimentos ricos antes dos estudos.

Inclusive, existem certos alimentos que podem até potencializar a capacidade de funcionamento do seu cérebro! Nozes, espinafre, peixes e até chocolate são exemplos desse tipo de alimento.

– Se ligue nos eletrônicos!

No começo do artigo falamos como os eletrônicos podem ser aliados interessantes na hora dos estudos. Entretanto, é importante ter a consciência de que eles podem representar um empecilho em determinados momentos.

Você costuma se distrair com notificações? Olhar com frequência as redes sociais? Se sim, saiba que os eletrônicos podem ser um vilão para você! Então é interessante que opte por outros recursos para se organizar e melhorar a qualidade dos seus estudos, que não envolvam smartphones e outros aparelhos do tipo.

– Cuide de Você!

Por último, mas não menos importante: se cuide! Dê atenção a sua saúde física e mental no seu cotidiano. Se é importante ter uma rotina organizada de estudos, então também é essencial ter uma rotina de cuidados consigo.

Além da questão da alimentação que citamos mais acima, é importante ter um cuidado extra com o sono. Dormir mal ou simplesmente dormir poucas horas, faz com que o cérebro funcione em um ritmo diferente do habitual e deixa o corpo sonolento o dia todo.

Seguindo essa dicas, você conseguirá alcançar com mais tranquilidade seus objetivos de estudo, além de ter uma melhora no seu desempenho e notas no geral.

E quando você botá-las em prática, conta para a gente nos comentários aqui do post o que achou delas!

Até a próxima. :)

Tags: ,