Aluno de curso técnico de Eletrotécnica cria mecanismo de corte de energia à distância

25 de outubro de 2019 - 3 minutos lido

Um aluno do curso técnico de eletrotécnica surpreendeu seus professores e companheiros de sala ao desenvolver um mecanismo que possibilita o corte de energia à distância, sem a necessidade de ida até o local.

O projeto foi originado a partir de uma ideia que o aluno Marcos Rogério Boscariolo teve para o seu trabalho de conclusão de curso técnico de Eletrotécnica na Evolut Escolas Técnicas, localizada na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo.

Como surgiu essa ideia?

O desejo de criação do projeto surgiu após análises feitas em alguns órgãos, como a ANEEL, (Agência Nacional de Energia Elétrica), DEC (Tempo de Desligamento de Clientes) e FEC (Frequência de Desligamento de Clientes).

A ANEEL é o órgão governamental que regula as concessionárias de energia elétrica no país, e além de efetuar fiscalização, é o órgão que avalia se a concessionária poderá ou não renovar seu contrato de concessão. Para isso, usa-se avaliações constantes, sendo os indicadores os principais meios para esta medição (o DEC e o FEC).

A partir dessas análises, o aluno identificou que as concessionárias, por si só, enfrentam diversos desafios. Um exemplo disso é a inadimplência (clientes que não pagam sua conta de energia) de consumidores. O órgão, portanto, apenas atua indiretamente, aprovando procedimentos e gatilhos para cobrança, mas não age nas perdas ocorridas por tal inadimplência.

aluno-eletrotecnica-mecanismo-corte-energia-quadro-energia

Fonte: Pexels

Como funciona o mecanismo?

O projeto tem como objetivo utilizar os conhecimentos adquiridos no curso para desenvolver ferramentas que otimizem tempo, aumentem a segurança dos colaboradores e acima de tudo agreguem valor aos serviços prestados.

A partir disso, o aluno, ao realizar o projeto, conseguiu desenvolver um mecanismo que poupa mão de obra, gastos financeiros, tempo de locomoção… Em síntese, torna todo o processo mais rápido, eficiente e menos arriscado. Além disso, ainda evita que os colaboradores passem por ressentimentos por cortar a energia dos clientes devedores.

Se você deseja desenvolver projetos como esse, não perca mais tempo! Entre em contato com nossa equipe e garanta sua vaga na próxima turma de técnico em Eletrotécnica:

JUNDIAÍ – SP
Telefone: (11) 4526.2528 .:. WhatsApp: (11) 99265.9054

PIRACICABA – SP
Telefone: (19) 3434.9873 .:. WhatsApp: (19) 99427.4591

Tags: ,