Aplicativos para estudar que vão transformar seu aprendizado

11 de setembro de 2019 - 10 minutos lido

Dá para acreditar que o segundo semestre do ano já começou? Todo mundo está comentando como o ano está passando super rápido. Até agosto que geralmente dá uma demoradinha para acabar conseguiu se superar em 2019!

Com a mesma velocidade em que os meses estão passando, surgem novas tecnologias diariamente para facilitar nossa vida. Todo dia aparece uma novidade para baixarmos em nossos smartphones.

Sejam com aplicativos para ajudar a escapar do trânsito ou até para monitorar nossa saúde, as inovações simplesmente não param. E, claro, os estudos não iam ficar de fora dessa transformação que o mundo vem passando.

Tendo isso em vista, tivemos a ideia de compartilhar este artigo para apresentar alguns aplicativos para estudar que vão fazer toda a diferença na forma como você aprende e se organiza.

Em artigos anteriores já demos algumas estratégias que você pode utilizar para otimizar seus estudos. Agora vamos acrescentar a tecnologia a esta mistura para garantir que você alcance resultados ainda melhores.

É só continuar lendo para conferir os 5 aplicativos para estudar que você precisa conhecer antes que 2019 acabe!

Easy Study

1. Easy Study – Aplicativo para organizar os estudos

O Easy Study é o aplicativo para estudar que vai ajudar você a manter toda a matéria organizada da forma como você preferir. Esta plataforma permite que seja criado um cronograma de estudo personalizado de acordo com suas necessidades.

O app desenvolve uma rotina de estudos a partir de informações fornecidas pelo próprio usuário como quais matérias vão ser estudadas e quantas matérias a pessoa deseja estudar por dia.

As principais funções disponibilizadas pelo Easy Study são:

• Planejamento com as matérias que você precisa estudar em cada dia;
• Opção de adicionar lista de atividades para cada sessão de estudo;
• Histórico com a quantidade de horas que você estudou em cada dia, mês, semana e todo o período;
• Notificações sobre as matérias que você tem para estudar no dia e resumo do dia de estudos;
• Personalização das suas matérias com cores, nomes, quantidade de vezes que estuda;
• Definição da quantidade de matérias a serem estudadas em cada dia da semana.

Apesar de estar disponível para Android e iOS, é importante lembrar que nem todas as funções são gratuitas! Para ter acesso a determinadas ferramentas é preciso ser um usuário Plus.

Human Altas

2. Anatomia (Atlas 3D) – Aplicativo de anatomia

Esse entrou na lista justamente para os nossos alunos dos cursos de saúde! Já pensou conseguir estudar anatomia e revisar o assunto quantas vezes você quiser no seu próprio smartphone? Pois é! Esse aplicativo para estudar os músculos e esqueleto permite isso.

No Anatomia (Atlas 3D) é possível estudar as estruturas anatômicas por qualquer ângulo. Ele é um aplicativo gratuito mas que possui algumas funcionalidades pagas dentro do app, e seu principal objetivo é tornar o estudo dessa temática mais fácil, interativo e acessível.

Se você busca um complemento para as suas leituras acerca da anatomia humana, esse aplicativo é exatamente o que você precisa! Ele está disponível tanto na App Store como na Play Store.

Duolingo

3. Duolingo – Aplicativo para idiomas

Esse é um dos aplicativos para estudar mais populares atualmente. O Duolingo é o queridinho de quem deseja aprender um novo idioma (inglês, espanhol, alemão ou francês) de forma totalmente gratuita.

O app possui uma interface leve e tem uma proposta bem intuitiva, de fácil uso, e está disponível tanto para iOS quanto para Android. A plataforma Duolingo ainda conta com um site, ou seja, possui uma versão para web.

As principais características deste aplicativo são:

• Aprendizagem personalizada:
As aulas do Duolingo se adaptam ao seu estilo de aprendizagem. Os exercícios são elaborados de modo a ajudá-lo a aprender e a revisar o vocabulário de maneira eficaz.

• Receba notas imediatas:
Saiba imediatamente se suas respostas estão certas. Se você errar, o aplicativo mostra imediatamente como melhorar.

• Mantenha a motivação com recompensas:
Ganhe moedas virtuais, desbloqueie novos níveis e veja como sua pontuação de fluência aumenta à medida que você aprende novas palavras, frases e gramática.

• Melhore rapidamente:
O Duolingo funciona. Um estudo demonstrou que 34 horas de Duolingo são equivalentes a um semestre universitário de curso de idiomas.

Física Interativa

4. Física Interativa – Aplicativo para estudar física

Quer uma forma fácil e acessível para aprender tudo sobre física? Então corre para fazer o download do física interativa! Esse é um dos aplicativos para estudar mais procurados por quem ama a matéria ou precisa de uma ajudinha extra.

Nele você vai encontrar resumos, fórmulas, aulas de física completas e exercícios resolvidos passo a passo. E o melhor: além de ser gratuito não é necessário conexão com a internet para navegar pelas fórmulas e exercícios.

O Física Interativa só está disponível para Android e algumas de suas principais características são:

• Interface básica e intuitiva;
• Novos links para aulas;
• Atualizações constantes;
• Novos exercícios;
• Temas como mecânica, termologia, óptica e ondas, eletricidade e velocidade explanados de forma prática e eficiente.

Elevate

5. Elevate – Aplicativo de treinamento cerebral

O Elevate não é um aplicativo voltado para uma matéria específica como o Física Interativa ou o Anatomia (Atlas 3D). Ele traz uma proposta um pouco diferente e é mais focado em brain training.

O seu objetivo é melhorar a concentração, habilidade de expressão, velocidade de processamento, memória, habilidades matemáticas dos usuários. A plataforma cria um programa de treinamento personalizado, que é ajustado ao longo do tempo com o intuito de maximizar os resultados.

Vale muito a pena engajar nesse tipo de programa! Alguns usuários relatam mudanças perceptíveis em sua autoconfiança e produtividade.

Bom… A ideia era fazer um top 5 mas resolvemos que vamos acrescentar um “aplicativo bônus” nessa lista, já que o que vale é incentivar nossos leitores a utilizarem a maior quantidade possível de artifícios para impulsionar seus estudos.

E a indicação bônus de aplicativo para estudar vai para…

Google Play Livros

6. Google Play Livros – Aplicativo de biblioteca virtual

O Google Play é uma biblioteca completa que possui um acervo enorme de livros online. Além dos livros do app, ele ainda suporta os formatos PDF e ePUB. Fora os e-books, também é possível ouvir audiolivros.

Os títulos são os mais diversos, desde histórias em quadrinhos a livros didáticos e audiolivros de sucesso. Um recurso legal desse aplicativo para estudar é que, ao finalizar um material, o app já faz uma recomendação personalizada para a sua próxima leitura.

Apesar do download do Google Play Livros ser gratuito (tanto para Android quanto para iOS), é preciso comprar no Google Play todos os títulos que você vai consumir. Como envolve investimento financeiro, a plataforma disponibiliza amostras grátis dos materiais para que o usuário possa tomar uma decisão mais informada dos livros que deseja comprar.

E você, já contou com a tecnologia para otimizar seus estudos? Já conhecia algum dos aplicativos para estudar desta lista?

Se sim, conta para a gente sua experiência que estamos curiosos para saber como nossos alunos se sentem em relação ao uso de aplicativos como forma alternativa de aprendizado.

Ah! E lembra de deixar seu comentário aqui no post caso você faça download de um dos aplicativos que recomendamos, certo? :)

Tags: , , , ,