· Piracicaba: (19) 3434-9873 ·· Jundiaí: (11) 4526-2528 ·

Estudar exige o mínimo de disciplina e uma rotina sólida, pontuada por ciclos frequentes de assuntos e também um pouquinho de tempo livre para que o estudante consiga processar a quantidade de informação adquirida. Mas existem táticas para dedicar ainda mais tempo aos estudos, sendo uma delas o aproveitamento total do tempo livre em prol do aprendizado – algo que pode ser feito de forma divertida e sem estragar o espírito de descanso e leveza que esse tempo livre precisa ter.

Aperfeiçoar esse tempo livre para os estudos (que aqui podemos chamar de “ócio produtivo”) exige um pouco de pesquisa, seleção de conteúdo e feeling. Em suma, o ócio produtivo consiste em achar conteúdos leves e divertidos que te ajudem a aprender sem necessitar de um grande foco, e esses conteúdos podem consistir em vídeos do Youtube, episódios de podcasts e até filmes e séries disponíveis em plataformas de streaming como a Netflix.

Não sabe como dar o pontapé inicial nessa ideia? Nós aqui da Evolut te damos uma mãozinha explicando como captar os canais e criadores de conteúdo que mais podem se encaixar no seu perfil e que vão te ajudar a aprender enquanto relaxa em casa!

como-aproveitar-o-seu-tempo-livre-em-prol-dos-estudos-menina-estudando-no-computador

Tempo livre e estudos: YouTube

O YouTube é uma plataforma de vídeo plural e vasta, onde qualquer pessoa ou instituição pode contribuir com criação de conteúdo de livre acesso. Enquanto que boa parte dos vídeos produzidos para a plataforma são voltados para o entretenimento, a proliferação de canais voltados unicamente para os estudos, de cunho geral ou focado em tópicos específicos, está cada vez maior e mais especializada.

Outro ponto positivo para o uso do YouTube como ferramenta de estudo no seu tempo livre é que a pessoalidade que a plataforma traz faz você se engajar com o conteúdo apresentado. Não é como você estivesse assistindo a uma aula presencial, com seus prós e contras, mas sim acompanhando alguma personalidade descontraída e carismática apresentando aquele assunto para você.

A grande disponibilidade de vídeos e canais do site pode ser confusa e exige certo esforço pesquisando os produtores de conteúdo mais apropriados, mas, assim que você achar os tópicos que lhe interessam, o algoritmo do YouTube te dá uma forcinha sugerindo canais e vídeos similares, o que permite que você crie uma “teia” de interesses na plataforma e vá se alimentando constantemente de novas recomendações alinhadas com aquilo que você quer ver.

Entre assuntos gerais, destacam-se canais como o Descomplica, que traz videoaulas sobre disciplinas do ensino médio, e o Nerdologia, que traz vídeos sobre história, biologia e atualidades.

 como-aproveitar-o-seu-tempo-livre-em-prol-dos-estudos-podcast-garota-com-fones-de-ouvido-e-celula

Tempo livre e estudos: Podcasts

Outra opção interessante para estudar durante o tempo livre são os podcasts, conteúdos em áudio que traduzem a dinâmica de um programa de rádio para o meio da internet, podendo ser ouvidos em plataformas como Soundcloud e Spotify.

Economia, história, geografia, matemática, física, química, empreendimentos, literatura, cultura pop e atualidades são só alguns dos tópicos possíveis de se achar nos mais variados podcasts em português disponíveis na internet. Por serem quase sempre dedicados a um tema específico, é mais simples separar de forma organizada os podcasts que você quer escutar, achando aqueles programas que mais se encaixam com o foco dos seus estudos.

Um ponto bastante positivo para os podcasts é que eles exigem apenas o uso de um sentido: você pode relaxar enquanto ouve os episódios e não precisa se preocupar em manter o foco em outros sentidos – como a visão, por exemplo. O fato de meramente precisar ouvir o episódio garante que você pode também ouvir o podcast enquanto foca em outras atividades, como fazer exercícios, trabalhar ou mesmo estudar.

O Spotify dá uma mãozinha ainda mais bem vinda para quem quer podcasts voltados aos estudos: na aba de podcasts da plataforma os conteúdos estão segmentados numa seção chamada chamada “educação”, onde você encontra podcasts interessantes como o Filosofia Pop, Inglês do Zero e Serendip – cientistas infalíveis.

como-aproveitar-o-seu-tempo-livre-em-prol-dos-estudos-youtube-mulher-assistinho-video-em-tablet

Tempo livre e estudos: Netflix

Extremamente alinhada ao entretenimento e, claro, ao tempo livre, a rede de streaming Netflix surpreendentemente possui um enorme catálogo de conteúdo que pode ajudar nos estudos. Séries e filmes históricos são sempre uma boa pedida para ampliar mais o repertório de conhecimento sobre essa disciplina – e, mesmo quando a série ou filme não é de aspecto histórico, se ela é baseada em fatos reais ela pode ser a porta de entrada para pesquisas contextuais que ajudem o estudante a entender melhor o mundo ao redor.

A seção de documentários (tanto os filmes-documentários quanto outra seção super interessante e recente, que são as séries documentais) é outra grande parceira nos estudos, e a disponibilidade de programas que abordam uma variedade de temas, abordagens e pontos de vista de especialistas – como as séries “Explicando”, “Our Planet” e “One Strange Rock” – é capaz de inundar qualquer interessado em conhecimento relevante e que vai ser absorvido de uma forma quase imperceptível. A série “Explicando”, em específico, traz um número enorme de assuntos da atualidade explanados de forma detalhada, agregando não só conhecimentos sobre determinados tópicos ao espectador mas também conhecimentos de assuntos recentes e importantes para moldar a sua visão de mundo.

Há também a série “O Universo”, que traz conhecimentos de ciência, especialmente de astronomia, de uma forma palatável e bem explicada ao espectador. Com uma temporada completa de 13 episódios, a série documental dá conta de vários tópicos ligados ao sistema solar, explorando seus planetas, estrelas, mas também expandindo sua investigação para galáxias vizinhas e planetas exteriores.

Agora que você já aprendeu as dicas, está na hora de colocar o seu tempo livre para jogo e selecionar os conteúdos que vão ampliar a sua mente enquanto você acha que não está fazendo absolutamente nada além de se divertir.

Fechar Menu