· Piracicaba: (19) 3434-9873 ·· Jundiaí: (11) 4526-2528 ·

A liderança é importante na vida do ser humano desde sempre: a quase totalidade das pessoas é dotada de vontades singulares e capacidade própria de definirem e conquistarem seus propósitos, mas quando guiadas por um bom líder, tendem a alcançar seus objetivos com maior segurança e de forma mais certeira. Por este motivo, a liderança se tornou uma qualidade pessoal desejável nos vários âmbitos da sociedade: um bom líder é requerido nos âmbitos da política, da religião, dos esportes e, especialmente, no âmbito do trabalho, onde gradualmente a característica da liderança vem ganhando um pouco de valorização. Mas como desenvolver a liderança de forma satisfatória?

Apesar de ser algo desejável, liderar não é e nunca foi uma tarefa fácil: a liderança exige que o indivíduo inspire respeito e confiança, que ele saiba quais decisões tomar, como mediar conflitos dentro de um grupo e como desenvolver os potenciais dos outros indivíduos desse grupo para conquistar um objetivo. Apesar dessa série de exigências, a liderança também não é uma característica inata: onde gradualmente a característica da liderança vem ganhando um pouco de valorizaçãos experiências primárias de formação, revelam rapidamente um instinto quase que natural de liderança – mas a liderança também pode ser trabalhada e desenvolvida do zero, algo que, por exemplo, está cada vez mais presente em cursos de aperfeiçoamento pessoal, coaching, etc. 

Antes de nos debruçarmos mais sobre como desenvolver a liderança, vamos falar um pouco sobre a importância da liderança no âmbito do trabalho e também nos estudos.

como-desenvolver-a-lideranca-nos-estudos-a-formacao-e-a-epoca-ideal-para-por-essa-qualidade-em-pratica

Como desenvolver a liderança nos estudos: a formação é a época ideal para pôr essa qualidade em prática

Enquanto estamos nos formando profissionalmente, seja em um curso superior ou um curso técnico, estamos lidando também com um dos momentos mais ideais para treinarmos as nossas capacidades de liderança pensando em como elas serão úteis e necessárias posteriormente durante a nossa inserção e vivência no mercado de trabalho. A proatividade é a chave quando se trata da liderança nos estudos, e certas atitudes podem ser tomadas para que essa liderança venha a ser bem desenvolvida. Que tal entender melhor como desenvolver a liderança nesse âmbito?

1. Crie grupos de estudo

A liderança tem muito a ver com capacidade de organização e de integração de pessoas em prol de um objetivo em comum. E qual melhor objetivo em comum do que ir bem nos estudos? Criar um grupo de estudos e definir metas, técnicas de estudo e horários, por exemplo, é uma ótima forma de exercitar características que são geralmente conectadas com o nosso conceito-comum de liderança. Dessa forma, você se sentirá confortável para conversar com pessoas próximas, entender seus pontos de vistas singulares e também oferecer e discutir ideias, bem como planejar atitudes que transformarão essas ideias em realidade.

2. Represente a sua turma

Representação é uma das palavras que respondem muito bem à pergunta de como desenvolver a liderança. Representar uma classe significa virar um porta-voz de seus colegas de turma e também um intermediário entre questões da turma com autoridades da sua instituição de ensino, como professores e coordenação. Para representar um número considerável de pessoas, é necessário que você esteja disposto a liderá-las de forma inteligente, tendo sensibilidade para entender os problemas dessas pessoas, como comunicá-los e como pensar em ideias ou alternativas que possam potencialmente solucioná-los. 

3. Engaje-se com monitoria

A monitoria, em algumas instituições de ensino, é uma espécie de apoio estudantil que um ou mais alunos fornecem a um professor de certa disciplina. Os monitores não só trabalham em conjunto com os professores para viabilizar o ensino de qualidade de uma matéria, mas também estão sempre em contato direto e hierarquicamente igualitário com os outros alunos de uma turma, o que permite a eles a elucidação de dúvidas e apoio geral nos estudos. Para se candidatar a um posto de monitoria, o aluno geralmente precisa possuir um devido interesse na sua formação e se destacar pela proatividade, enquanto que, pelo monitor ser alguém que “guia” os outros alunos, a vivência da monitoria tem muito a ver com os ideais de liderança.

como-desenvolver-a-lideranca-no-trabalho-alguns-passos-basicos

Como desenvolver a liderança no trabalho: alguns passos básicos

A liderança nos estudos é importante e interessante de ser desenvolvida, mas vale ressaltar que os objetivos dela são mais modestos do que a liderança no mercado de trabalho. É no âmbito profissional que vemos uma verdadeira e crucial valorização da capacidade de liderança, afinal, há objetivos financeiros claros a serem atingidos e eles só podem ser atingidos com maestria por equipes profissionais que possuem indivíduos com habilidades muito bem desenvolvidas de liderança e trabalho em grupo. Mas como desenvolver a liderança nesse ambiente e se tornar esse bom líder que o mercado de trabalho exige? Há uma receita básica para isso?

Existem, sim, passos básicos para evoluir nos ideais de liderança, mas é importante ressaltar que são passos que exigem um esforço e disciplina, e que o posto de um líder precisa ser bem entendido em primeira instância: um líder não é a pessoa que toma todas as decisões sozinho e decide o que é o melhor ou pior para uma equipe, e sim alguém que, como levemente abordado nos parágrafos anteriores, entende dos conceitos de mediação, responsabilidade, consideração de opiniões e resolução de problemas. Dito isto, vamos aos passos básicos de como desenvolver a liderança no trabalho:

1. Um líder precisa compreender e derrubar fatores impeditivos

Falha de comunicação, integrantes de um grupo que não se dão bem, horários e objetivos desalinhados… todos esses exemplos representam fatores impeditivos no desenvolvimento do trabalho em grupo. O que um líder precisa fazer ao lidar com essas questões é: saber compreendê-las em seu cerne, entendendo o motivo pelo qual coisas desse tipo estão acontecendo – afinal, problemas sempre têm origens muito lógicas apesar de nem sempre parecer – e, a partir desse entendimento, o líder poderá trabalhar na eliminação desses fatores impeditivos, seja conversando com as pessoas do grupo em prol de um melhoramento, seja surgindo com ideias que sanem esses problemas de formas naturais.

2. Um líder precisa definir objetivos de trabalho e pôr objetivos em prática

Padrões de trabalho são modelos de gestão e cumprimento de objetivos profissionais que envolvem normas, regras e passos pré-definidos para o alcance desses objetivos. Liderar no mercado de trabalho também significa atuar ativamente na implementação desses padrões nos processos do dia a dia profissional de uma equipe e também monitorar de perto a execução e eficácia desses processos. Além disso, um líder é responsável por entender os objetivos de um equipe, alinhá-los e trabalhar em colocá-los em prática, afinal, um profissional bem valorizado é um profissional que realiza coisas

3. Um líder precisa ser receptivo e acessível

Não tem como desenvolver a liderança sem ser um bom ouvinte. É importante que o líder esteja aberto a receber feedbacks, ideias, comentários diversos e opiniões de sua equipe de trabalho, e que esteja sempre disponível para recebê-las – mesmo que elas sejam, por exemplo, críticas diretas à sua atuação. Esse contato próximo garante uma boa relação entre uma pessoa em posição de liderança e demais indivíduos num grupo… lembrando que o carisma e bom relacionamento interpessoal também são características muito desejadas num líder!

Em resumo…

Desenvolver a liderança é algo que exige uma construção lenta e gradual, mas que vale muito a pena. Alguns fatores como timidez, falta de experiência ou falta de sensibilidade em questões interpessoais podem ser questões impeditivas, mas todos eles também podem ser trabalhados positivamente para tornar qualquer indivíduo em um bom líder. Além disso, a importância enorme que a liderança representa hoje em dia faz com que ela se torne mote principal de cursos, vídeos no YouTube, livros e demais mídias focados exatamente em desenvolver as capacidades de liderança nas pessoas interessadas – então se você realmente se interessa por ser um líder no futuro ou em melhorar ainda mais as suas habilidades de liderança agora, ir por conta própria atrás de apoio para isso em materiais diversos, online e offline, é uma atitude indispensável.

Fechar Menu