O acesso à internet é algo que sem dúvidas passou a ser amplamente democratizado nos últimos anos, e isso transformou a conexão online numa ferramenta importante e até bem essencial na busca de conhecimento: afinal, existe um número enorme de material sobre uma infinidade de assuntos na rede mundial de computadores. Mesmo com essa grande disponibilidade, achar o caminho do conhecimento na internet nem sempre é fácil – a grande quantidade de coisas às vezes acaba atrapalhando na procura, sem contar que nem todos os locais da internet trazem um conteúdo totalmente confiável.

É por esse motivo que é sempre importante entendermos quais são as tecnologias online que podem nos ajudar nos estudos, já que assim podemos usá-las com confiança e com a certeza de que elas vão de fato facilitar o nosso processo de aprendizado. Nós da Evolut elencamos neste artigo algumas tecnologias relevantes para esse processo, explicando seus usos e como elas podem ser aproveitadas ao máximo. 

Lembrando que as técnicas de como estudar online não são uma forma excludente de estudar: o estudo online pode ser a sua ferramenta principal de estudo mas também pode ser uma ferramenta complementar, onde é possível intercalar ele com o estudo “tradicional” offline, utilizando ao máximo a utilidade da internet e dos livros e materiais físicos. O importante nessa jornada é que você extraia dessas tecnologias de estudo online uma forma de otimizar a sua rotina e o seu cronograma de estudos, e não existe nada mais ideal para um aluno do que aprimorar cada vez mais as suas sessões de aprendizado.

Mas… afinal, como estudar online? Por onde começar nesse caminho? Se liga nos itens que listamos a seguir para entender direito como essa dinâmica pode funcionar:

Como estudar online. Navegando por sites, é claro!

Como estudar online? Navegando por sites, é claro!

Sim, a gente já falou da internet no geral como veículo de estudo, mas quando se trata de ferramenta online para o aprendizado, sabia que a internet em si é uma ferramenta e tanto? Estamos falando, é claro, dos sites que reúnem material para estudo. A primeira coisa que você precisa saber para começar a sua jornada de exploração de técnicas de como estudar online nesses sites é procurar e garimpar os sites certos para isso. 

Procure sempre sites dedicados exclusivamente a um nicho do aprendizado: por exemplo, se você está em um curso técnico específico, procure sites que reúnam assunto só sobre essa área; já se você está se preparando para o enem ou para algum concurso, procure sites dedicados a ensinar sobre assuntos relacionados a esses tipos de provas. Sempre procure saber também sobre a confiabilidade do conteúdo desses sites, vendo a relevância deles em ferramentas de pesquisa como o Google ou perguntando a colegas de estudos se eles já acessaram tais endereços. Falando no Google, ele disponibiliza uma incrível ferramenta para estudos: o Google Acadêmico, onde você pode achar artigos, periódicos e demais publicações acadêmicas que podem te ajudar a entender melhor uma variedade de assuntos.

Além desses sites que reúnem conteúdo, a internet dispõe de outros sites que trazem dicas de como estudar melhor, manter o foco, criar um cronograma de estudos, etc. – assim como é o nosso blog aqui no site da Evolut!

Como estudar online. Pelas plataformas de vídeo e imagem!

Como estudar online? Pelas plataformas de vídeo e imagem!

Uma plataforma que pode te dar aquela mãozinha em relação às opções de como estudar online é o Youtube, feito especialmente para quem lida melhor com o método de estudos por vídeo. Lá você encontra uma infinidade de conteúdo e criadores de conteúdo dedicados a ensinar sobre os mais variados tipos de assunto. A lógica para garimpar o material é igual aos outros sites: procure sobre a reputação do criador de conteúdo ou canal que você acessa e sempre veja as avaliações e comentários dos outros usuários da plataforma, isso te ajudará a avaliar a confiabilidade do conhecimento que você estará assimilando. 

Com um maior suporte para vídeos após a criação do IGTV, agora o Instagram também representa uma plataforma interessante para apoiar nos estudos. Mas como estudar online justo pelo Instagram? O aplicativo já reunia alguns criadores de conteúdo com perfis dedicados a assuntos relacionados aos estudos, os famosos “Studygrams”, e agora com essa maior ligação da plataforma com os conteúdos em vídeos, fica mais fácil achar material de apoio para o aprendizado sobre aquilo que você procura. Os Studygrams trazem não só conteúdo puro, mas também resumos, dicas de livros, dicas de organização de aprendizado e tudo o mais que pode ajudar na jornada do conhecimento!

Como estudar online. Pelos canais e plataformas de cursos

Como estudar online? Pelos canais e plataformas de cursos

Se você não possui tempo, disponibilidade ou só paciência mesmo para ir atrás do conteúdo que você quer estudar por conta própria na vastidão de possibilidades que é a internet, existem espaços virtuais que sistematizam assuntos e disponibilizam o conteúdo de uma forma já previamente selecionada e organizada: os canais e plataformas de cursos.

Muitos desses canais e plataformas são gratuitos ou fornecem parte de seu conteúdo de forma gratuita para quem os acessa, permitindo uma disponibilização justa do conhecimento e auxiliando quem possui preferência em estudar de uma forma linear e mais metódica, se firmando como ótimas opções de como estudar online. Os cursos online ganharam uma popularidade bastante considerável desde o início da pandemia, já que são opções viáveis de aprendizado sem precisar sair de casa e geralmente trazem um suporte interessante ao aluno, apoiando em questões, dúvidas e problemáticas quase da mesma maneira que um curso presencial apoiaria. Essa popularidade inclusive ajudou a otimizar esses cursos, que agora são formulados com metodologias muito mais bem desenvolvidas e que garantem que o conhecimento adquirido não vai ser meramente temporário, além de emitirem certificados que podem ser importantes para o currículo ou para o abate de horas extras em um curso técnico ou superior.

Muitos desses canais e plataformas de cursos estão presentes não só por sites mas também em aplicativos para smartphone ou tablet, o que é capaz de transformar esses cursos online em opções ainda mais viáveis para quem não possui um computador pessoal, para quem precisa usar com frequência esses tipos de dispositivos ou para quem precisa de soluções de aprendizado que sejam práticas e móveis, permitindo você estudar, revisar assuntos e adquirir conhecimento independente de onde você esteja.