· Piracicaba: (19) 3434-9873 ·· Jundiaí: (11) 4526-2528 ·

A habilidade de falar bem em público é uma daquelas competências que parecem ter vindo “de fábrica” apenas para alguns poucos felizardos. Geralmente quando abordamos o assunto “falar bem em público”, o que a maioria das pessoas descreve é um desconforto com esse tipo de situação, algo que desencadeia sentimentos de timidez e inibição, além do surgimento de sensações como o nervosismo exagerado ou até mesmo vergonha. Mas é bom ressaltar que a comunicatividade é uma aptidão mais do que ideal no nosso mundo contemporâneo, especialmente nos estudos e no mercado de trabalho, então a habilidade de falar bem em público é não só mais um diferencial para um indivíduo, mas sim uma competência que deve ser tão básica quanto a proatividade, a organização, etc.

Mesmo na nossa realidade recente, em que boa parte das relações de trabalho e de estudos foram transportadas para o ambiente virtual, a apresentação em público continua sendo uma questão chave nessas relações e tendo um peso ímpar. A única diferença agora é que a apresentação deixou de ser frente a frente com outras pessoas e passou a ser frente a frente com a tela do computador, funcionando por chamadas de vídeos e conferências online – e, apesar dessa diferença, você ainda estará lidando com várias pessoas e ainda pode rolar aquele nervosismo. Diante dessas questões, este artigo é dedicado a dar alguns passos básicos sobre como fazer uma boa apresentação em público, seja ela em ambiente presencial ou em ambiente online.

como-fazer-uma-boa-apresentacao-em-publico-mao-segurando-um-microfone

Como fazer uma boa apresentação em público: ferramentas básicas

Apresentações em público necessitam, além de tudo, de certa preparação prévia. Existem meios um pouco mais ou um pouco menos formais de se fazer isso, e tudo depende da disponibilidade de tempo, esforço e recursos da pessoa. Uma das ferramentas formais mais conhecidas para melhorar o discurso de um indivíduo e consequentemente sua capacidade de comandar uma apresentação em público é a Oratória. 

O ramo da Oratória é bastante explorado em cursos presenciais e online, geralmente rápidos, que ensinam como falar bem, se portar diante do público e saber usar as palavras para expressar ideias de forma convincente e confiante. Existem também muitos conteúdos destinados a ensinar a Oratória gratuitamente online, como vídeos no youtube, podcasts e apostilas. 

Outra ferramenta importante pode ser a autoavaliação. Com a ajuda de um celular ou algum outro equipamento com suporte para vídeo, a própria pessoa pode gravar vídeos teste treinando a apresentação em público e avaliar os pontos em que precisa desenvolver mais, os vícios de linguagem que surgem em sua fala e o seu nível de confiança durante o ato da apresentação. Claro que esse tipo de teste não emula com total verossimilhança o cenário de uma apresentação em público de verdade, mas serve como um ensaio que ajuda na visualização de como esse cenário pode se desenvolver.

Aproveitando que vídeos são conteúdos de mídia altamente compartilháveis, os vídeos de ensaio de uma apresentação podem ser enviados para amigos ou conhecidos que tenham o mínimo de experiência com apresentações em público ou que simplesmente falem bem diante de várias pessoas para que, assim, esses contatos possam também analisar o desempenho da pessoa e dar algumas dicas e direcionamentos que o indivíduo sozinho poderia não ter considerado.

como-fazer-uma-boa-apresentacao-em-publico-reuniao-de-negocios

Alguns passos importantes sobre como fazer uma boa apresentação em público

Alguns passos básicos são capazes de ajudar de forma importante o bom desenvolvimento de uma apresentação. O primeiro passo é uma preparação bem-feita em relação ao conteúdo que você irá apresentar em público. O domínio do assunto é sempre essencial, já que é esse domínio que vai conferir a segurança e credibilidade da apresentação e, por essa questão, é imprescindível que você estude com antecedência e fique totalmente por dentro do assunto a ser apresentado – inclusive por dentro de vários tipos de desdobramento do assunto, já que esses desdobramentos podem ser abordados em perguntas do público ou intromissões no geral, e tendo domínio disso você nunca será pego desprevenido diante de qualquer questionamento. 

Outro passo para fazer uma boa apresentação é o conhecimento prévio do público com que você vai lidar. Cada público possui um conjunto de características específicas que podem ser analisadas em prol de tornar a apresentação mais eficaz para essas pessoas. Essas características podem ser a média de idade, gênero, nível de escolaridade e formação, etc. Sabendo desses detalhes, a pessoa pode moldar melhor o assunto ou até a linguagem com que esse assunto é passada na apresentação, garantindo mais chances de sucesso e eficácia na forma como a fala será desenvolvida.

O último passo importante sobre como fazer uma boa apresentação em público é o conhecimento das suas próprias características. O autoconhecimento é essencial em basicamente qualquer área da nossa vida, mas quando se trata de falar em público ele acaba sendo ainda mais definidor. Quando conhecemos bem as características que nos destacam ou nos “apagam” em relação às outras pessoas, conseguimos aprimorá-las ou corrigi-las, moldando a nossa imagem e a nossa aptidão diante de um público considerável. Se você, por exemplo, possui traços de timidez, ao ter pleno conhecimento disso você poderá trabalhar para amenizar esse aspecto e não deixar ele se tornar uma dor de cabeça durante uma apresentação. Já se você possui, por exemplo, uma boa dicção, pode aprimorar esse traço para falar cada vez melhor diante das outras pessoas.

como-fazer-uma-boa-apresentacao-em-publico-apresentacao-online

4 dicas sobre como fazer uma boa apresentação em público em ambiente online

Ok, já falamos de algumas características gerais sobre como fazer uma boa apresentação em público, mas e quando ela se desenvolve num ambiente online? Enquanto o básico das dicas apresentadas nos últimos parágrafos se mantém, alguns cuidados extras são importantes, e você deve estar sempre ligado neles!

  1. Como a apresentação online é mediada por tecnologias digitais e um ou mais aparelhos, sempre teste esses dispositivos antes de uma apresentação. Checar se você possui os programas de chamada de vídeo instalados ou se sua conexão de internet está preparada para essa chamada é importantíssimo.
  2. O ambiente para a apresentação será a sua casa, e por isso você precisa estar atento ao nível de organização do local. Um ambiente apresentável conta pontos para que a sua imagem seja bem-vista ao falar em público via internet.
  3. Assim como o ambiente, o seu visual também precisa estar apresentável e bem alinhado. Ele é importante fisicamente e também importante online.
  4. Se você mora com outras pessoas, é importante explicar a elas que estará se apresentando online via chamada de vídeo e que precisará de silêncio e tempo sozinho. Contar com a compreensão dos outros moradores é sempre importante e ajuda a barrar imprevistos que podem surpreender você no meio da apresentação e estragar esse momento importante.
Fechar Menu