· Piracicaba: (19) 3434-9873 ·· Jundiaí: (11) 4526-2528 ·

O estágio é basicamente o passo inicial para uma carreira profissional promissora e bem sucedida, afinal, ele é a exata interseção entre a vida de estudante em um curso técnico ou superior e o mercado de trabalho. Com essa importância que o estágio possui, logo que pensamos nele acionamos a pergunta “como se destacar no estágio?”. Afinal, o estágio é o início da nossa bagagem profissional, a parada obrigatória que vai ser importante no preenchimento do nosso currículo de experiências profissionais ao longo da vida. 

Conquistar um estágio em si é algo que acontece devido às características que nos destacam como bons estudantes e profissionais promissores, e um bom primeiro estágio é aquele que nos ajuda a entender o que nós temos de especial para oferecer no mundo do trabalho. Tirando isso por base, nós do blog da Evolut preparamos este artigo com algumas dicas essenciais para você se tornar um estagiário de sucesso. São dicas que englobam o comportamento e atitude de um bom estagiário, além de questões relacionadas ao mindsetting que um estagiário precisa ter para ir mais longe e conquistar o seu espaço no mundo do trabalho. 

adaptacao-e-persistencia-dao-a-receita-de-como-se-destacar-no-estagio
Fonte: Freepik

Adaptação e persistência dão a receita de como se destacar no estágio

O estágio é o ponto zero do mercado de trabalho, onde você vai começar a entender como é a dinâmica do mercado quando se diz respeito à sua profissão, como você deve agir, quais cuidados deve tomar e qual é a atitude certa para levar uma rotina de trabalho segura e saudável. Iniciar em um estágio é como estar fazendo um curso de idiomas ou fazer um intercâmbio, as experiências são graduais mas somam de forma muito positiva no resultado final: o preenchimento do seu currículo. Sendo assim, a persistência é importante para que você continue trilhando o seu caminho sem interrupções. 

No início, a nova rotina promovida pelo estágio e os desafios trazidos com ela podem ser um tanto desencorajadores, mas tenha certeza de manter seus objetivos sempre em mente e não fraquejar diante de qualquer adversidade que vier a surgir. Demonstrar persistência e força de vontade para enfrentar os desafios do estágio, aliás, é exatamente algo que pode te destacar nesse meio, pois mostra que você é capaz de superar as adversidades e, assim, está apto a colaborar positivamente para o sucesso do seu local de trabalho, seja uma empresa privada ou instituição pública.

Além da persistência, outro ponto importante na receita de como se destacar no estágio é a adaptabilidade. Adaptabilidade é meramente a capacidade de se adaptar aos diversos cenários do mercado de trabalho: e essa capacidade é essencial para quem quer se tornar um profissional do futuro, e envolve a adaptação em relação às mudanças práticas e também à nossa mentalidade profissional. 

Como o mercado de trabalho está sempre se transformando e assimilando novas tecnologias, novos métodos de trabalho e novas dinâmicas profissionais, é essencial que o estagiário esteja ciente dessas características e que ele saiba se adaptar facilmente a elas. Em situações em que você precisar lidar com um novo chefe, uma diferente equipe de trabalho, um novo sistema de tarefas online ou offline ou mesmo uma nova rotina e demais mudanças de horários, a adaptabilidade vai ser o fator que vai fazer com que você passe por tudo isso de forma natural e ainda mostre que é um estagiário preparado para qualquer tipo de conjuntura.

como-se-destacar-no-estagio-aposte-em-bons-parametros-de-relacoes-interpessoais

Como se destacar no estágio: aposte em bons parâmetros de relações interpessoais

Não tem jeito: um bom carisma e uma boa relação interpessoal são essenciais no mercado de trabalho, e quando falamos do ambiente de estágio, essas características são ainda mais desejáveis, afinal, é no estágio onde você está começando de fato as suas relações profissionais, acumulando a admiração das pessoas e formulando o seu networking. Então se ligue bem nesse ponto, já que as relações interpessoais ditam muito os passos de como se destacar no estágio.

É sempre muito relevante estar ligado a tudo o que acontece no ambiente da empresa, seja em relação às novidades da área em que você trabalha quanto em relação aos outros profissionais ao seu redor. Por isso, não se esqueça de ser o mais interativo possível: converse com seus colegas de trabalho, peça ajuda, se disponha a ajudar a resolver os problemas que eles eventualmente enfrentem, isso vai fazer com que você e as demais pessoas do seu estágio se respeitem e se entendam, algo que é essencial para o cotidiano do trabalho.

Com esse tipo de atitude, o seu contato no estágio começará a fluir mais facilmente e, ao usar a sua capacidade de conversar e sua empatia, é quase certeza de que o seu networking ficará cada vez mais elaborado e que suas experiências no estágio tenham um impacto extremamente positivo no progresso da sua vida profissional, com recomendações e oportunidades surgindo naturalmente.

algumas-dicas-extras-sobre-como-se-destacar-no-estagio

Algumas dicas extras sobre como se destacar no estágio

Aposte na inteligência emocional como ferramenta para conseguir enfrentar sem problemas os desafios do estágio. Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar e controlar as suas emoções com mais facilidade, e isso é importantíssimo quando falamos do mercado de trabalho. Com essa característica, você aprenderá a lidar melhor, por exemplo, com trabalho em equipe e com as figuras de liderança do seu estágio. Então, se você quer saber como se destacar no estágio, vale a pena dar uma lida no assunto!

Leve o estágio à sério: mesmo ele sendo, como dito anteriormente neste texto, uma intersecção entre os estudos e o mercado de trabalho, ele é a sua porta de entrada no mundo profissional. Sendo assim, desafie-se sempre, tire dúvidas, entenda o modo operacional do seu ambiente de trabalho, preze por uma administração correta dos horários e sempre pense no seu estágio como um trabalho de verdade – isso vai te ajudar a ir prontamente absorvendo alguns ensinamentos e técnicas importantes que vão perdurar por toda a sua carreira como profissional e que também vão facilitar o seu crescimento no mundo do trabalho.

Fechar Menu