Como ter uma boa imagem profissional? Confira alguns passos sobre como alinhar as suas capacidades profissionais à sua reputação no mercado de trabalho

Para um profissional iniciante ou mesmo para um aspirante a uma vaga no mercado de trabalho, quando falamos de mérito no mercado, a primeira coisa que vem à cabeça é o desempenho profissional. Isso não é à toa, já que o desempenho profissional é sim um fator extremamente relevante para o sucesso profissional de qualquer pessoa. A questão é que esse desempenho é só um dentre os vários componentes que compõem algo chamado imagem profissional.

A imagem profissional, também regularmente conhecida como “reputação profissional” tem a ver não só com o desempenho do trabalhador, mas também com seus bons hábitos no mercado de trabalho – e ela conta imensamente para a vida útil de qualquer pessoa no mercado, pois irá ajudar em coisas como recomendações profissionais, networking, promoções e demais benefícios relacionados aos seus objetivos e sonhos como profissional.

Mas, enfim, como ter uma boa imagem profissional? Quais são os itens relacionados a uma boa imagem profissional e como manter essa imagem impecável e sem falhas? É sobre isso que nós do blog da Evolut vamos falar neste artigo, que compila alguns passos importantes para que você saiba alinhar as suas capacidades profissionais à sua reputação no mercado de trabalho. 

Como ter uma boa imagem profissional, os passos básicos: administração de tempo e organização

Dois itens extremamente básicos sobre como ter uma boa imagem pessoal são uma boa administração de tempo e uma decente organização pessoal. Nós já falamos um pouco sobre cada uma dessas coisas aqui no blog da Evolut, mas é sempre bom ressaltar pois são elementos da rotina pessoal que por vezes nós pensamos apenas como “detalhes”, mas que no fim das contas contam extensamente para a nossa reputação profissional. 

Saber administrar bem o próprio tempo é uma habilidade indispensável para qualquer profissional, e quando falamos de administração de tempo nós não falamos em programar exatamente cada mínimo detalhe da sua rotina, mas sim de exercer um maior controle do tempo que você irá destinar às tarefas do dia a dia – especialmente as tarefas relacionadas ao trabalho. Saber cumprir prazos, organizar demandas em um tempo razoável e otimizar o seu tempo em prol da produtividade são coisas que contam muitos pontos perante aos colegas de trabalho e chefes, ajudando a criar aquela reputação profissional impecável que falamos acima.

Outra coisa muito essencial em relação à administração de tempo é a pontualidade. Em termos gerais, a pontualidade é sem dúvidas o “cartão de visitas” de um bom profissional, é uma atitude bem inicial que já demonstra o comprometimento de um trabalhador com os seus compromissos e obrigações, além de demonstrar um claro respeito ao tempo dos outros.

A organização pessoal é complementar à administração de tempo, e ela diz respeito tanto à organização física (de objetos, espaços e documentos), quanto à organização digital (de arquivos virtuais, acesso a esses arquivos, perfis na internet e acesso a equipamentos). A manutenção de uma boa organização pessoal é uma arma importante para uma produtividade boa e saudável, já que um ambiente (físico ou virtual) desorganizado acaba acarretando em um gasto maior de tempo para iniciar tarefas ou mesmo na pura procrastinação. 

Como ter uma boa imagem profissional, passos intermediários: proatividade e engajamento

Além de boas práticas no trabalho, a boa imagem profissional também demanda atitudes profissionais positivas. E quais são essas atitudes relacionadas a como ter uma boa imagem profissional? A primeira delas é a proatividade. Você só é visto como um profissional valoroso quando tem uma atitude proativa em relação às suas tarefas e aos objetivos da empresa. Buscar soluções, elaborar planos, tentar resolver problemas com o máximo de discernimento possível e se planejar para prever possíveis desafios são algumas das características que estão na raiz de um profissional proativo. Como nem todo mundo nasce proativo e as distrações que inibem a proatividade são muitas, ainda mais diante da nossa realidade digital e hiperconectada, é importante que você se estimule para ser uma pessoa proativa sempre que puder. 

Uma coisa que a proatividade estimula quase que automaticamente é o engajamento em relação aos assuntos de trabalho no geral. Para descobrir como ter uma boa imagem profissional, é indispensável que você esteja sempre por dentro dos assuntos relacionados à sua vida no trabalho e tente sempre ajudar a aprimorar a vida na empresa ou instituição em que você trabalha. Mostrar-se sempre disposto a ajudar em possíveis problemas ou a auxiliar seus colegas de trabalho é uma das formas mais básicas de trabalhar o seu engajamento e, depois disso, vai ser quase natural você se envolver fortemente com tudo o que está relacionado à sua rotina profissional.

Como ter uma boa imagem profissional, passos avançados: bons relacionamentos interpessoais no trabalho

Como qualquer braço funcional da sociedade, o mercado de trabalho envolve fortemente o social, então não é errado dizer que as relações interpessoais e o seu comportamento social também contam extremamente quando estamos falando em como ter uma boa imagem profissional. As relações interpessoais são mantidas por aquilo que chamamos de “soft skills”, as habilidades de relacionamento que nos ajudam a fazer contatos importantes no mercado de trabalho e que envolvem questões como respeito, boa comunicação e inteligência emocional. 

Nós da Evolut também já fizemos um artigo especialmente sobre soft skills (e você pode ler este artigo aqui, mas é importante ressaltar que um bom relacionamento interpessoal com seus colegas de trabalho vai ajudar a construir a sua imagem como um profissional colaborador, que sabe lidar bem com as outras pessoas e trabalhar em grupo – lembrando que um bom trabalho em grupo é uma qualidade indispensável para qualquer empresa ou instituição. A partir do bom relacionamento com outros profissionais é que você também irá criar uma rede de contatos profissionais – o famoso “networking” – e garantir futuras indicações e recomendações de trabalho.

Não existe segredo sobre essa área das relações interpessoais: você tem que, desde já, observar o comportamento de outros profissionais, entender como manter uma comunicação assertiva e respeitosa e também como interagir com outras pessoas do mercado sem invadir o espaço delas. É essencial também não se meter em intrigas, brigas ou coisas do tipo, optando sempre por uma abordagem diplomática e que evite conflitos.

Com essas dicas, você não só pode construir uma reputação impecável enquanto profissional, como também pode se transformar em um grande beneficiário do local onde você está trabalhando ou irá trabalhar.

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