· Piracicaba: (19) 3434-9873 ·· Jundiaí: (11) 4526-2528 ·

Em uma ocasião anterior, nós aqui da Evolut te demos uma mãozinha com alguns cuidados essenciais para redigir um currículo vencedor. Se você absorveu bem as dicas desse texto anterior, deve ter entendido que um currículo bom é um currículo que sabe expor de forma bem positiva as suas habilidades profissionais. Mas sabia que tem como realçar ainda mais as suas habilidades no mercado de trabalho através do currículo? Foi pensando nas capacidades informativas e na importância crucial desse pedacinho de papel (físico ou digital) poderoso que nós elaboramos este texto com alguns passos interessantes para que você consiga realçar ainda mais os seus atributos profissionais e entender facilmente como valorizar o currículo de forma simples e prática.

Em primeiro lugar, as questões básicas de um bom currículo precisam estar lá: seu currículo precisa ser bem redigido, ser de fácil entendimento, ter objetividade, sinceridade e um visual simples e agradável – sem essas características, é impossível ter um currículo vencedor! A segunda coisa que você deve saber sobre como valorizar o currículo é que a valorização dele se dá através de algumas experiências estudantis e profissionais que agregam no seu valor como candidato: algumas são experiências mais difíceis de se conseguir, outras são experiências mais simples; porém, no geral, passar por essas experiências depende quase sempre do seu nível de comprometimento com sua ascensão profissional e a sua força de vontade de ir atrás de elementos que agreguem positivamente no seu perfil como candidato. Vamos entender quais experiências são essas?

como-valorizar-o-curriculo-experiencia-internacional-de-intercambio-ou-idioma
Fonte: Pexels

Experiências internacionais são a receita de como valorizar o currículo, alright?

Intercâmbio é uma experiência que não está ao alcance de todo mundo: eles surgem em oportunidades únicas e às vezes raras. Mas sabia que os recrutadores de novos profissionais valorizam bastante essa experiência. Independente do que o intercâmbio se trate, ele é um diferencial porque o indivíduo que tem essa experiência traz uma bagagem de entendimento de outros países, outras culturas e outros idiomas, algo que várias empresas, especialmente multinacionais, têm como um ideal a ser valorizado. 

Mas se o intercâmbio não faz parte da sua realidade por qualquer motivo que seja, ainda existe uma experiência “internacional” que também é bastante valorizada por basicamente todas as empresas e que está muito mais acessível para a maioria dos indivíduos: um curso de idiomas. Com a frequente globalização do mercado de trabalho, possuir proficiência em pelo menos mais de um idioma além do seu idioma nativo é algo essencial. O inglês é a língua principal quando pensamos em um idioma além do português cujo conhecimento é desejado pelas empresas, mas aqui vai uma dica importante sobre como valorizar o currículo com um curso de idiomas: se comunicar decentemente em inglês já se tornou o básico de exigência para muitos recrutadores, então é importante que, além do português e do  inglês, você também tenha conhecimento ou domínio de outros idiomas, como espanhol, francês ou mandarim.

Existem milhões de escolas de idiomas espalhadas pelo país e, em alguns casos, é possível até fazer um curso de idiomas pela internet, o que torna essa experiência relativamente acessível.

Fonte: Pexels

A tecnologia te conecta com as melhores instruções sobre como valorizar o currículo

Se as experiências internacionais são importantes quando estamos falando sobre como valorizar o currículo e realçar as suas habilidades, as experiências tecnológicas são tão importantes quanto. Os cursos de informática já são algo a se destacar quando estamos montando um currículo vencedor, mas esses cursos já se tornaram exigência mínima: saber informática básica é mais do que extremamente essencial nos dias de hoje, onde boa parte das relações de trabalho está inclusive migrando para o âmbito digital.

E como informática básica é o mínimo, as experiências tecnológicas que valorizam o seu currículo são as experiências intermediárias ou avançadas: saber usar softwares de edição de som, imagem ou vídeo; entender sobre programação e linguagens digitais afins; ter conhecimento sobre uso e reparação de hardware; dominar o uso estratégico e profissional de redes sociais, ferramentas tecnológicas de comunicação e plataformas digitais de trabalho… tudo isso fará o seu currículo brilhar aos olhos de qualquer recrutador.

Por isso é muito importante estar em constante atualização em relação às tecnologias digitais, ainda mais porque essas próprias tecnologias também estão em constante e rápida mudança e melhoramento. Cursos online ou presenciais sobre as mais diversas competências digitais estão disponíveis por todo o Brasil e podem te ajudar nessa missão de como valorizar o currículo com conhecimento tecnológico.

como-valorizar-o-curriculo-oratoria-e-lideranca
Fonte: Pexels

Oratória e liderança: elementos extras que te dão uma luz

Outras experiências extras a serem adicionadas em um currículo para ajudar a valorizar ele se tratam de experiências relacionadas a capacidades pessoais de comunicação e desenvolvimento profissional. A primeira delas é a Oratória: quando você consegue se comunicar bem, de forma clara e persuasiva, isso acaba sendo um diferencial enorme para qualquer empresa. A capacidade de falar bem em público e criar apresentações é muito visada por recrutadores, então qualquer profissional ou aspirante a profissional que queira sair um pouco na frente na corrida por uma vaga sabe que o investimento nesse âmbito é necessário. Caso você não tenha naturalmente esse tipo de capacidade, existem cursos online e offline que te ajudam a mandar bem na Oratória e te fazem perder de vez o medo de falar em público.

A segunda experiência extra que te ensina sobre como valorizar o currículo é a experiência da liderança. Assim como a Oratória, a liderança é uma característica que nem todo mundo nasceu possuindo e uma habilidade que nem sempre é fácil de se conquistar… mas nem precisamos falar do diferencial ENORME que ela representa no mercado de trabalho, não é mesmo? Apesar disso, a liderança também pode ser bem desenvolvida com uma dose certa de esforço e de dedicação – vale lembrar que nós aqui da Evolut já explicamos em alguns passos básicos como a liderança pode ser estimulada ou desenvolvida no trabalho e também nos estudos, então se você quiser entender mais sobre isso, não pense duas vezes antes de conferir o artigo clicando neste link.

Fechar Menu