Como vencer a procrastinação: entenda os passos para superar esse hábito e não deixar ele atrapalhar seus estudos ou trabalho

Quando você está tentando estudar ou tendo que resolver alguma obrigação não muito agradável no trabalho, é normal ter a sensação de que literalmente qualquer outra atividade é mais interessante, e então você posterga os seus afazeres por algumas horas ou até achar que está com o “humor certo” para fazê-los. Quando isso começa a se tornar um hábito, ele vira aquilo que chamamos de procrastinação: a ação de adiar sem grandes motivos aparentes tarefas diversas e que, se praticada em excesso, pode acabar atrapalhando diversos segmentos da sua vida. Existem diversos motivos responsáveis pelo surgimento da procrastinação: distrações, falta de organização na rotina e até o simples costume de não dar a devida importância ou pontualidade a decisões que parecem extremamente “adiáveis” ou fáceis de serem resolvidas de última hora (e que, geralmente, acabam não sendo). Mas como vencer a procrastinação e não deixar que esse hábito se torne um empecilho na hora de conquistar os seus objetivos educacionais ou profissionais? Calma que com as dicas aqui do blog da Evolut você vai descobrir os caminhos mais práticos para driblar esse problema e ter um dia a dia mais produtivo!

Como vencer a procrastinação? Com uma rotina sem distrações

A procrastinação é alimentada por inúmeros fatores, mas o principal fator são as distrações – sejam elas pontuais ou recorrentes. Fato é: no mundo globalizado, digitalizado e hiperconectado em que nós estamos vivendo, é quase impossível conter  o quantitativo enorme de distrações que aparecem por todos os lados: e essas distrações podem ser desde meras distrações “simples” (notificações do celular, conversas paralelas com amigos, aplicativos, TV, etc.) até distrações mais “elaboradas” e que demandam mais esforço ou tempo (como pausas frequentes para comer, jogos eletrônicos, saídas com amigos em horários inoportunos, etc.).

Mas é claro que nem todas as distrações que existem são absolutamente negativas e contribuem de forma direta para a procrastinação. Aliás, as distrações fazem parte ativa das nossas vidas e nem sempre são ruins: precisamos de um ou outro momento de distração entre atividades para poder relaxar e, claro, termos a sensação de que não somos de ferro, não é? No final das contas, nós existimos para além dos estudos e trabalho. A questão é procurar entender incisivamente quais são as distrações que possuem um aspecto positivo e inofensivo na nossa vida e quais são as distrações realmente negativas e que servem como combustível para a boa e velha (e indesejável) procrastinação.

Assim que você conseguir separar o joio do trigo nesse caso, é hora de se focar em dar um fim nas distrações realmente nocivas e assim começar a aprimorar a sua rotina – caso você não consiga de fato suprimir essas distrações, trabalhe ao menos em torná-las mínimas e menos frequentes, esse é um dos segredos básicos sobre como vencer a procrastinação.

Para “limpar” essas distrações, o primeiro passo é começar a entender o seu uso de aparelhos eletrônicos e redes sociais e avaliar o quanto eles possivelmente atrapalham você. Se você é uma daquelas pessoas viciadas em notificações, comece a desligar as notificações de aplicativos e contatos que não são importantes ou “urgentes”, por exemplo. Caso você se distraia mais com pessoas reais e o ambiente ao redor, comece a tomar outra atitude em relação a isso, deixando claro para colegas de trabalho ou de curso a sua motivação de ser mais focado e cortando conversas paralelas ao máximo. Você também pode dedicar momentos de intervalo para conversas com essas pessoas e delimitar mais fortemente os contatos profissionais dos informais – isso é essencial em qualquer situação de trabalho e vai ajudar você a não ser levado pelo fluxo de distrações que cada um dos colegas de trabalho pode representar em volta.

Como vencer a procrastinação? Organize a rotina e tenha foco

Não existe segredo maior sobre como vencer a procrastinação do que uma boa organização pessoal. Agora que você administrou as distrações que podem eventualmente ou efetivamente se tornar alimentos para a procrastinação, é hora de organizar a sua rotina para que não existam chances ativas da procrastinação se infiltrar em todas as suas atividades. Nós aqui do blog da Evolut somos entusiastas da organização pessoal e já fizemos um artigo que aborda especificamente esse assunto (e você pode ler este artigo clicando aqui). Mas a receita é simples: assim que você dominar a organização pessoal e criar uma rotina bem esquematizada (mas sempre com momentos pontuais de descanso e respiro), a procrastinação não terá tempo hábil ou espaço disponível para acontecer.

Outra coisa essencial relacionada a como vencer a procrastinação é o foco. Procrastinar é uma ação que nasce como produto direto da falta de foco nas nossas atividades. No começo, em qualquer mudança de rotina de trabalho ou nos estudos, manter o foco em atividades diversas (especialmente as atividades mais exigentes ou longas) vai parecer algo quase impossível. Ainda assim, você deve insistir em conseguir ganhar foco pouco a pouco, construindo um hábito saudável de focar em qualquer atividade que você se propor a fazer. Com uma rotina organizada, você começará a se acostumar a iniciar suas atividades sempre em um horário específico, o que vai internalizar essas obrigações e, posteriormente, você verá que não conseguirá mais fazer interrupções aleatórias durante a atividade pois você já criou um ritmo de trabalho/estudos. E aí fica sempre mais fácil de conseguir focar naquilo que você tem que fazer.

Como vencer a procrastinação? Entenda o seu próprio ritmo!

Agora que você já pegou as dicas primordiais sobre como vencer a procrastinação, eliminando distrações, organizando sua rotina e adquirindo foco, é essencial que você comece a entender como é o seu próprio ritmo de trabalho. Caso o ritmo que você “configurou” com as dicas anteriores não esteja exatamente funcionando para você ou não esteja sendo necessário para realmente dar um jeito na procrastinação, não se acanhe em reorganizar a sua rotina até achar um ritmo de trabalho/estudo que realmente dê certo com as especificidades da sua vida.

Lembre-se que, mesmo com tudo organizado e planejado minuciosamente, é impossível manter o foco por um tempo muito longo, e também que você não vai aprender como vencer a procrastinação se simplesmente “forçar a barra” para vencê-la. Então o que você deve fazer é definir bons intervalos para relaxar um pouco, tomar água, respirar ar puro, etc. Entenda como funciona o seu tempo para determinadas tarefas e o seu relógio biológico e então, assim, você vai conseguir chutar a procrastinação para o escanteio e driblá-la sempre que ela quiser aparecer novamente.

#FOCO | #ORGANIZAÇÃOPESSOAL | #VENCERAPROCRASTINACAO

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Talvez você goste também