· Piracicaba: (19) 3434-9873 ·· Jundiaí: (11) 4526-2528 ·

Aqui no Blog da Evolut nós damos muitas dicas sobre empregabilidade, mas se você ainda não começou de fato uma carreira profissional e precisa de algumas indicações sobre como dar o pontapé inicial na sua trajetória no mercado de trabalho, você está no lugar certo! No geral, estar no mercado de trabalho é uma questão desafiadora para quase todo mundo: as dificuldades são diárias e as pessoas precisam estar sempre atualizadas e em constante estado de aperfeiçoamento para atingir o tão desejado sucesso profissional. Ou seja, para quem está apenas iniciando nesse âmbito da vida adulta, enfrentar os desafios de uma carreira e chegar até o topo parece uma tarefa extremamente árdua! 

Mas não se engane: como o título desse artigo indica, existem algumas dicas básicas que podem treinar o seu direcionamento no mercado de trabalho e te encaixar certeiramente nos caminhos para o crescimento profissional. O mais importante em um primeiro momento é saber que você tem todo um caminho a seguir pela frente, então é essencial ter um planejamento prévio de metas e atitudes que você pode lançar mão para conquistar o que você deseja – afinal, com um planejamento bem feito fica mais fácil de driblar barreiras iniciais como insegurança, dúvidas, etc. Tendo isso em mente, você pode seguir os passos que descrevemos a seguir para já iniciar sua carreira com total foco no sucesso! 

Fonte: Pixabay

Os caminhos para o crescimento profissional têm a ver com objetivos claros

Para tornar possível um bom início de carreira, é essencial que o futuro profissional saiba exatamente onde quer chegar no mercado de trabalho. Isso tem a ver com a questão do planejamento prévio de metas que falamos mais acima no texto. Existem formas simples de traçar esses objetivos profissionais, e o primeiro dele é abordar e conversar com profissionais que você já conhece no intuito de entender como eles traçaram suas próprias trajetórias no mercado e como esse conhecimento pode te ajudar a planejar os seus passos. Estudar e entender também a trajetória de profissionais notáveis que você admira e quais foram as atitudes que eles tomaram para atingir o sucesso é extremamente importante, pois assim você tem um “espelho” de como quer que a sua carreira se desenvolva.

Atingir algumas das metas traçadas nem sempre é fácil na prática, e você precisará também estudar as dificuldades que poderão ser encontradas. Afinal, é impossível trilhar caminhos para o crescimento profissional sem encontrar algumas adversidades hora ou outra, não é? Além de estipular essas metas, ao saber das possíveis dificuldades que serão enfrentadas, você também pode formular alternativas para driblar ou passar por essas dificuldades sem perder o foco nos seus objetivos.

Estudo e disposição de aprender te ajudam a trilhar os caminhos para o crescimento profissional

Se tem uma coisa importante no mercado de trabalho, mesmo quando você acaba de entrar nele, é a necessidade de aperfeiçoamento constante. Como seres humanos, estamos sempre dispostos a evoluir e conhecer mais, e, não, isso não é diferente em um contexto profissional: quanto mais você se dedicar a um aperfeiçoamento contínuo, mais você aumenta as suas chances de êxito. Não é porque você acabou de sair de uma realidade de estudos, como um curso técnico ou superior, e está agora inserido no cotidiano de uma empresa que isso significa o fim da sua relação com os estudos. 

É exatamente na vida profissional que uma capacitação frequente ganha relevância: cursos extras relacionados à sua área de atuação, cursos de idiomas e capacitações em habilidades diferenciais no mercado de trabalho (oratória, liderança e media training, por exemplo) são alguns dos caminhos de estudos que você pode percorrer logo no início da sua carreira no mundo do trabalho. Esses cursos vão te ajudar a se destacar ainda mais no meio em que você trabalha, servindo também como itens diferenciadores no seu currículo e que te deixarão um passo à frente de seus concorrentes, além de fazer com que você esteja mais preparado para lidar com realidades diversas no seu emprego ou futuro emprego.

Cursos extras não são os únicos artifícios para você aprender no ambiente de trabalho, então esteja sempre disposto a aprender com as pessoas que compõem a sua equipe e a sua hierarquia profissional. Nós sempre temos muito a aprender uns com os outros, e o trabalho é o melhor reflexo dessa máxima: bons colegas de trabalho são aqueles que estão sempre repassando dicas importantes uns para os outros e fazendo com que toda a equipe possa aprender mais – já que cada pessoa tem um repertório diferente e que pode agregar no repertório da outra. Além disso, sempre podemos aprender muito com os nossos chefes, e um bom chefe está sempre repassando conhecimento importantíssimo para novos funcionários.

Diante disso, você tem que estar sempre a postos para aprender e disposto a ouvir o que os outros falam – mesmo quando o assunto se trata de críticas (construtivas ou não). Demonstrar interesse e disposição em aprender e desenvolver um melhor trabalho é algo que é bem visto dentro de qualquer empresa e que com certeza vai agregar para a sua imagem positiva como profissional.

Os caminhos para o crescimento profissional no âmbito digital: redes sociais e comportamento

Não é segredo para ninguém que as redes sociais se tornaram ferramentas importantes para a entrada no mercado de trabalho. É por isso que as mídias profissionais de candidatos são analisadas por recrutadores – mas vale lembrar que os perfis em plataformas sociais das pessoas também continuam a serem analisados e monitorados mesmo após a contratação, e atitudes erradas nesses ambientes virtuais podem levar a consequências palpáveis no mundo real. 

Sabendo isso, certifique-se de manter um perfil coerente e cuidadoso nas redes sociais, prezando sempre pela sobriedade. Pense no bom comportamento e foco que você precisa ter no dia a dia do seu emprego e como essas questões são importantes quando falamos dos caminhos para o crescimento profissional – então aplique essas diretrizes no seu comportamento em ambiente virtual. Tenha cuidado e sensatez em cada post que você fizer em suas redes, nas suas curtidas, conexões e informações! Lembre-se do caminho que precisa ser percorrido para o seu crescimento profissional.

Fechar Menu