Ensino Médio Integrado com técnico: entenda como funciona

8 de outubro de 2019 - 8 minutos lido

Assim que terminam o ensino fundamental, muito jovens têm dúvidas sobre o tão falado ensino médio. Talvez seja pelo fato de saberem que estão mais próximos do vestibular, ou até medo de qual profissão devem escolher, afinal, essa é considerada uma das escolhas mais difíceis dessa fase.

Mas a verdade é que não é tão assustador quanto parece. Fazer o ensino médio é uma das fases de maiores descobertas para um estudante, independente de sua idade. É nesse período que ele vai se questionar sobre as diversas possibilidades para o seu futuro profissional, e vai buscar novos conhecimentos, seja dentro ou fora da escola.

Uma opção que está sendo muito buscada é o ensino médio integrado. Isso porque muitas pessoas não querem mais “perder tempo” cursando o ensino médio comum, apenas com a grade horária básica para o período, cuja duração é de 3 anos.

Muita coisa mudou no que diz respeito às formas de ensino no Brasil. Pensando nisso, a Evolut Escolas Técnicas busca sempre estar atenta às necessidades das pessoas que querem se profissionalizar, para que consiga oferecer o melhor aos seus alunos.

Antes de falar sobre o ensino médio integrado oferecido pela Evolut Escolas Técnicas, vamos falar um pouco sobre esta opção, para que você já comece a entender como ela funciona. Em seguida, você terá mais propriedade para saber se este tipo de ensino é o mais indicado para você.

Ensino-Médio-Integrado-com-técnico-Alunos-Conversando

Como funciona o ensino médio integrado

Cursar um ensino médio integrado exige dedicação e tempo do aluno. Ao optar por este formato, o aluno vai cursar o seu ensino médio de forma mais profissionalizante, unindo conteúdos do ensino médio regular com um conteúdo voltado para a área técnica escolhida.

Ou seja, o ensino médio integrado é a união da educação média com a educação profissional, e isso possibilita que o estudante saia do ensino apto para exercer alguma função na área escolhida ao seu matricular na escola e no ensino médio.

O aluno pode optar por dois cursos ao se matricular no ensino médio integral: administração ou mecatrônica. Vale lembrar também que não são todas as cidades que contam com esse tipo de ensino.

Este fato, inclusive, faz com que estudantes escolham fazer o ensino médio comum, pois nem sempre encontram a opção em suas cidades. Apesar disso, vale salientar que é um investimento que vale a pena no futuro.

Já imaginou concluir os anos básicos da escola como um profissional apto para atuar no mercado? Essa é a principal missão da Evolut Escolas Técnicas: profissionalizar o máximo de alunos em sua unidade de Jundiaí.

Ensino médio integrado da Evolut Escolas Técnicas

Não são todas as escolas que oferecem o ensino médio integrado. A Evolut é uma escola de grande reputação na cidade de Jundiaí que oferece o ensino médio integrado, pois acredita no poder que este tipo de ensino oferece na vida de jovens e adultos que estão na fase de finalização do colégio.

A escola oferece dois tipos de ensino: ensino médio integrado à mecatrônica e ensino médio integrado à administração. Vamos falar um pouco sobre cada um deles, para que você descubra qual o mais apropriado para você.

Ensino médio integrado à mecatrônica

Ao cursar o ensino médio integrado à mecatrônica, o aluno tem a possibilidade de aprender sobre as mais diversas técnicas desenvolvidas pelos profissionais da função. Técnicas estas que passam por cálculos matemáticos e físicos, automação de máquinas, hidráulica, termodinâmica, robótica, entre outras.

Ao finalizar esta formação, o estudante vai estar pronto para desenvolver sistemas de automação de máquinas e robôs, com o objetivo de resolver problemas específicos que normalmente são difíceis ou perigosos demais para serem solucionados por seres humanos. Este profissional, portanto, atua em fábricas de automóveis. Nestes ambientes há muitos robôs envolvidos em todo o processo de montagem dos veículos.

Ensino médio integrado à administração

Nesta segunda opção de ensino médio integrado à administração, o profissional é capaz de atuar em diversas áreas que envolvem a administração. Sabemos que, atualmente, quase todos os processos em uma empresa exigem pessoas habilitadas para administrar.

A administração está envolvida em tudo que envolve gestão, e entender técnicas de gestão pode ser o diferencial para que o estudante, recém formado no ensino médio, encontre aquele emprego tão formal. Gestão financeira, de projetos, de marketing, de materiais e também de pessoas são as principais habilidades desenvolvidas durante a formação.

Ensino-Médio-Integrado-com-técnico-estudante-sorrindo

Por que escolher a Evolut Escolas Técnicas

Como já mencionamos ao longo deste artigo, a Evolut Escolas Técnicas busca sempre oferecer o melhor aos seus alunos. Inclusive, não é à toa que já possuímos mais de 30.000 profissionais atuando no extenso mercado de trabalho.

Acreditamos no desenvolvimento pessoal e profissional de todos os estudantes que moram em Jundiaí – SP e Piracicaba – SP, por isso investimos em novos cursos e em toda a estrutura docente e tecnológica, e tudo isso a um custo-benefício que vale muito a pena.

Além do ensino médio integrado, oferecemos cursos técnicos e profissionalizantes direcionados para uma boa atuação em diferentes áreas. São cursos de segurança do trabalho, eletrotécnica, eletrônica, mecânica, administração, radiologia, estética, farmácia e muitos outros.

O objetivo é profissionalizar os estudantes e fazê-los competitivos para atuar no mercado, que está cada vez mais concorrido. Se você deseja fazer parte do nosso time, entre em contato com a Evolut através do nosso e-mail: atendimento@evolutescolastecnicas.com.br.

Clique aqui e conheça também toda a nossa lista de cursos disponíveis nas unidades de Jundiaí e Piracicaba.

Ou ligue agora mesmo para um de nossos telefones:

JUNDIAÍ – SP
Telefone: (11) 4526.2528 .:. WhatsApp: (11) 99265.9054

PIRACICABA – SP
Telefone: (19) 3434.9873 .:. WhatsApp: (19) 99427.4591

Conte conosco!

Tags: , ,