Estudar e trabalhar durante o ensino médio: será que é possível?

22 de julho de 2019 - 9 minutos lido

Em nosso último artigo, falamos um pouco mais sobre o que são os cursos técnicos, como é a formação, e te oferecemos várias informações acerca do tema para que você pudesse entender do assunto com mais clareza e definir de uma vez por todas se o curso técnico é a opção ideal para você. Está lembrado?

Inclusive, em um dos tópicos, nos discutimos os motivos pelos quais você deve fazer um curso técnico, e a possibilidade de fazê-lo em conjunto com o ensino médio foi uma das vantagens que apresentamos.

Mas vamos ao artigo de hoje: será que é possível conciliar os estudos e o trabalho durante o ensino médio?

Para responder de forma completa e acabar com suas dúvidas, resolvemos escrever esse artigo com algumas dicas para quem deseja trabalhar enquanto está cursando o ensino médio.

Para conferir é só continuar lendo!

estudar e trabalhar

Dicas para conciliar estudos e trabalho durante o ensino médio

Realize o Ensino Médio junto com o Técnico:

Com certeza a primeira dica não poderia ser diferente, não é mesmo?

Nós acreditamos demais que fazer o ensino médio integrado a um curso técnico é uma ótima opção para garantir um futuro profissional de sucesso, já que esse tipo de formação permite que o aluno aprenda desde cedo uma profissão, além de conseguir participar de diferentes programas de estágio.

Busque um horário conveniente para o estudo:

Se você optar realmente por um emprego tradicional, é preciso lembrar que você deverá ter o horário comercial livre, ou seja, será necessário se organizar para estudar no final da tarde ou à noite.

Dependendo do local em que você trabalhe, é interessante procurar saber se há a possibilidade de combinar algum horário especial com seu empregador, assim você terá mais facilidade para conciliar com os estudos.

Aproveite programas de estágio ou de aprendiz

Se você quer muito trabalhar mas tem medo que o emprego possa prejudicar seus estudos, nós temos uma dica para você: procure algum programa que ofereça jornada de meio expediente.

Muitas empresas oferecem a opção de estágios para aqueles que estão terminando o ensino médio ou formação técnica, além de programas de jovem aprendiz, em que pessoas entre 14 e 24 anos tem a oportunidade de aprender uma profissão.

Tenha uma rotina

Essa dica é essencial, pois sabemos que para conciliar estudos e trabalho é necessário, além de empenho e determinação, muita organização também!

Você vai precisar definir muito bem seus horários para estudar e fazer os trabalhos da escola, isso vai garantir que as matérias não se acumulem e você não fique sobrecarregado na semana de provas, por exemplo.

estudar e trabalhar

Otimize seus estudos

Essa é uma estratégia importantíssima para quem não tem tanto tempo disponível para dedicar aos estudos.

Caso você não saiba como estudar de forma mais eficiente, poupando tempo, energia e ainda absorvendo muito mais o conteúdo, você pode conferir o artigo que escrevemos aqui no blog da Evolut em que damos 15 Estratégias Para Você Estudar Melhor.

Tenha tempo livre de qualidade

Acredite, ter tempo livre de qualidade é tão importante quando saber se organizar academicamente.

É fundamental separar umas horas para si mesmo, para ler, assistir um bom filme, sair com os amigos e principalmente para descansar o corpo e a mente. Até usar um pouco do salário para comprar um presente para si mesmo de vez em quando é preciso.

Porque uma formação técnica é a melhor opção durante o ensino médio?

O curso técnico é uma ótima opção durante o ensino médio, pois além do tempo da formação ser curta, o aluno ainda sai totalmente preparado para atuar na profissão.

É interessante ressaltar que, dependendo da área escolhida pelo aluno, ainda é possível conseguir um estágio durante a formação, o que faz com que o aluno não só ganhe mais experiência prática como também já tenha a possibilidade de ser remunerado.

O curso técnico também pode servir de guia para aqueles que ainda não conseguiram definir uma graduação para fazer após o ensino médio. Assim, durante a formação técnica, o aluno tem a possibilidade de conhecer mais a área e também o mercado e, assim, fazer uma escolha mais informada quanto ao curso de graduação que fará futuramente.

Aqui na Evolut, oferecemos dois cursos técnicos integrados ao ensino médio: o de Mecatrônica e o de Administração. Ao optar por esse tipo de formação, o aluno já saí do ensino médio com o diploma de Técnico, que lhe dará o direito de exercer as atividades inerentes ao seu curso, como também lhe dará o direito de continuidade de estudos no nível da Educação Superior.

estudar-trabalhar

Por que escolher a Evolut Escolas Técnicas

A Evolut Escolas Técnicas possui planejamento e métodos ideais para que seus alunos possam aprender de forma realmente eficaz e irem em busca do tão sonhado emprego. A escola, conhecida por já ter formado mais de 30 mil alunos, possui professores qualificados e preparados para ensinar o que o mercado realmente exige.

A instituição de ensino também oferece aos seus alunos um ambiente online que está sempre à disposição para auxiliar no aprendizado. Isso se deve ao planejamento que faz os responsáveis acreditarem na tecnologia e, com isso, fazerem novos investimentos focando na eficácia do aprendizado.

A Biblioteca Virtual entra como mais um auxílio ao estudante, sendo um facilitador na hora dos estudos, uma vez que não se faz necessário o aluno comprar materiais básicos para estudo. Dessa forma, ele pode encontrar conteúdos de forma fácil e rápida.

A Evolut também se preocupa em promover a experiência para além da teoria. Por isso, os estudantes têm acesso a laboratórios, dotados de equipamentos de tecnologia de ponta, que permitem o desenvolvimento das mais diferentes atividades práticas.

Se você mora em Jundiaí e deseja começar a transformar o seu futuro profissional e tem interesse em fazer um curso técnico, fale conosco através do e-mail: atendimento@evolutescolastecnicas.com.br

Você também pode clicar aqui para conhecer toda a lista de cursos disponíveis nas unidades da Evolut Escolas Técnicas e decidir qual curso se encaixa mais no perfil! :)

Então não perca tempo! O seu futuro tem tudo para ser incrível, escolha um de nossos cursos e se prepare para realizar os seus sonhos!

Ligue agora mesmo para o nosso telefone!

JUNDIAÍ – SP
Telefone: (11) 4526.2528 .:. WhatsApp: (11) 99265.9054

Você pode contar com a gente para obter o seu sucesso profissional!

Tags: , ,