Melhores cursos técnicos: como escolher

11 de outubro de 2018 - 11 minutos lido

Se você está fazendo algum curso, provavelmente já passou pela fase de escolher entre os melhores cursos técnicos disponíveis no mercado. E se você ainda está à procura e esperando a melhor oportunidade para começar a profissionalizar, talvez seja hora de começar a entender o que você não pode deixar de saber para que seja feita uma boa escolha.

A escolha da profissão não é feita com facilidade e você certamente sabe disso, mesmo que ainda não tenha feito a sua escolha. Inclusive, quando estamos no ensino médio, essa acaba sendo uma das escolhas mais difíceis para a fase, afinal, escolher o que quer ser profissionalmente é algo que precisa ser muito pensado.

Essa decisão é difícil para quem saiu do ensino médio há tempos e está voltando agora para o mercado de trabalho, para quem deseja se atualizar na área, ou até para quem já tem uma profissão, mas está pensando em migrar de área. A verdade é que a escolha não é simples. Mas não se preocupe, pois essa indecisão não acontece só com você.

O objetivo desse artigo é justamente esse, ajudar você a entender quais são os melhores cursos técnicos e como você pode fazer para escolher o que mais se encaixa com o seu perfil.

Checklist

Fonte: TeroVesalainen / Pixabay.com

Como escolher os melhores cursos técnicos

Perfil pessoal

Antes de escolher qual o melhor curso, recomendamos que você analise bem o seu perfil. Para facilitar, pegue um papel e anote os seus principais gostos e vontades, aqueles que vêm a sua mente no primeiro momento.

Também é importante anotar quanto tempo por dia você está disposto a dedicar para o trabalho, se você prefere algo que possa ser feito de casa (home office) ou se encaixa melhor quando trabalha em equipe. Após isso, tente fazer uma análise para de fato entender qual é o seu perfil. Caso isso já seja claro, melhor ainda, pois você já pode passar para o próximo ponto.

Áreas profissionais de interesse

A maioria das pessoas tem sonhos profissionais desde criança. Esses desejos geralmente passeiam por diversas áreas, e não tem problema nenhum que isso aconteça, afinal, todos nós temos vontades que podem mudar a qualquer momento. Para muitos, isso pode ser um empecilho, pois já começam a achar que isso é falta de foco e acabam não conseguindo definir qual área seguir.

O primeiro passo é você ter em mente tudo o que um dia desejou levar como trabalho, mesmo que seja um sonho antigo. Organize em um papel todas as profissões que você já pensou e pensa, depois liste todas as empresas que você gostaria de trabalhar, ou projetos próprios que você já teve vontade de investir. Quais funções você se vê exercendo dentro das áreas que você listou? Não deixe passar nada!

Cursos em alta no mercado de trabalho

Depois de tudo listado na sua mente, é hora de pesquisar quais são os cursos mais procurados e bem vistos no mercado no momento. Isso é muito importante, pois o desejo por exercer determinada função precisa estar alinhado às perspectivas de crescimento da profissão, para que você possa se sentir realizado.

Nesse momento, então, é hora de pegar seus interesses profissionais e pesquisar mais a fundo um a um. Assim você saberá se vale a pena realmente investir neste curso, se a remuneração é o que você espera, se existe campo, como é a concorrência, como estão as exigências do mercado. Após essa análise mais aprofundada, você com certeza vai retirar alguns cursos de sua lista, e a escolha ficará ainda mais fácil.

Instituições que oferecem os cursos de interesse

O próximo passo é saber quais são as instituições que oferecem os cursos que você deseja. Nessa fase, depois de já ter passado por um grande filtro, você certamente vai ter mais facilidade para escolher o melhor curso pra você.

Na sua pesquisa você vai encontrar instituições que tenham ótimas localizações e referências, mas é importante que você foque nas que oferecem os melhores cursos técnicos. Para ter certeza se ela realmente é boa, é recomendado que você ligue e agende uma visita. Assim, você terá certeza não só do curso, quanto da instituição que deseja se profissionalizar.

Custo-benefício

Outro ponto que também não podemos deixar de lado é buscar instituições pelo custo-benefício que ela pode te oferecer. Lembrando que o foco aqui não é necessariamente o valor que você vai pagar mensalmente pelo seu curso técnico, mas a relação do custo mais os benefícios que ele te tratá.

Então nem sempre foque no “caro” ou no “barato”. A dica é ver tudo que está proposto na ementa do curso e também tudo o que a instituição oferece para o aprendizado através de sua estrutura.

Consulta no site do MEC ou site de referência

Por fim, a recomendação é que você faça uma busca no site do MEC ou site de referência, caso você opte por um curso técnico. Neles você pode conferir informações mais detalhadas sobre todas as instituições que você pesquisou. Isso é importante para que você avalie a situação do curso e da instituição que você escolheu.

As escolas de nível fundamental e médio (educação básica), incluindo o ensino técnico, não são disponibilizadas no site do MEC, mas sim em um site de referência, pois as escolas de ensino médio e de formação técnica estão lotadas na Secretaria de Educação do seu Estado de origem. No caso da Evolut (Piracicaba) a referência é a Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo, regional de Piracicaba. Informações sobre a escola podem ser acessadas neste site.

Quanto custa os melhores cursos técnicos

Visto tudo isso, agora é só partir para a ação: a tão sonhada matrícula. Os preços para cursos técnicos pode variar bastante, isso vai depender da estrutura da escola, do que ela é capaz de oferecer, do reconhecimento do curso, da localização e de muitas outras variáveis ligadas à metodologia. E isso tudo vai ser analisado por você na hora de escolher os melhores cursos técnicos a se fazer.

Os valores podem variar de R$ 200 a R$ 900. A dica é que você avalie o custo-benefício, dica que já foi mencionada neste artigo. É através dele que você saberá medir se o curso é caro ou barato. Lembrando também que você deve escolher algo que não fique pesado para o seu bolso.

Vale ressaltar, ainda, que algumas instituições podem oferecer bolsas de estudo, sejam elas integrais, parciais, ou uma porcentagem específica. Na hora da análise, não custa nada perguntar sobre as vantagens!

Estudantes felizes

Fonte: Pexels.com

Por que escolher a Evolut para fazer os melhores cursos técnicos

Não é fácil escolher os melhores cursos técnicos, por isso trouxemos esse passo a passo e esperamos que este artigo tenha te ajudado a otimizar a sua procura.

A Evolut Escolas Técnicas sabe da importância de se fazer a melhor escolha, pois entendemos o quanto a realização profissional é importante para os nossos alunos. E é isso que buscamos diariamente.

Somos reconhecidos pela qualidade do nosso serviço no oferecimento dos melhores cursos técnicos. São mais de 30.000 profissionais no mercado de trabalho formados pela Evolut Escolas Técnicas.

Entre em contato com a Evolut através do nosso e-mail: atendimento@evolutescolastecnicas.com.br

Ou ligue agora mesmo para um de nossos telefones:

JUNDIAÍ – SP
Telefone: (11) 4526.2528 .:. WhatsApp: (11) 99265.9054

PIRACICABA – SP
Telefone: (19) 3434.9873 .:. WhatsApp: (19) 99427.4591

Conte conosco para o seu sucesso profissional!

Tags: , ,