· Piracicaba: (19) 3434-9873 ·· Jundiaí: (11) 4526-2528 ·

O mercado de trabalho representa um mundo de possibilidades que se abre para cada indivíduo: exercer uma profissão é sinônimo de ter um papel ativo e engajado na sociedade, de ter um espaço para desenvolver seus sonhos e talentos e também de alcançar novos patamares financeiros. Mas se tem uma coisa que é uma verdadeira pedra no sapato de qualquer profissional, essa coisa é a falta de motivação. Não existe um motivo específico pro surgimento da falta de motivação: ela pode ser desencadeada por eventos que não possuem nada a ver com a vida profissional de uma pessoa, por detalhes quase imperceptíveis ou mesmo pela rotina repetitiva.

Felizmente a falta de motivação pode ser driblada com alguns passos simples, e é por isso que nós do blog da Evolut apresentamos aqui neste artigo algumas dicas básicas para superar esse obstáculo e garantir aquela dose importante de motivação no trabalho e aquele gás na produtividade. Antes de tudo, é preciso ressaltar que a motivação no trabalho é de importância crucial para qualquer profissional, afinal, um profissional desmotivado logo é notado negativamente pelo restante da equipe e pelas chefias, e a falta de motivação no geral impacta diretamente no rendimento do indivíduo no seu ambiente de trabalho e na capacidade desse indivíduo de crescer profissionalmente. 

Por vezes, a falta de motivação no trabalho pode não ser apenas uma questão individual, mas sim coletiva, quando equipes inteiras numa empresa se sentem desmotivadas com seus respectivos papéis. Mesmo assim, é essencial saber que recuperar a motivação é um esforço que deve ser individual, e do individual isso acaba se refletindo no coletivo. Se liga nas dicas que nós separamos sobre o tema:

DETALHES DO ANEXO  ambiente-os-primeiros-passos-para-recuperar-a-motivacao-no-trabalho

Ambiente: os primeiros passos para recuperar a motivação no trabalho

Não tem outra: por mais que não reparemos, fatores totalmente externos à gente são bem definidores quando o assunto se trata de motivação. E eles são o ambiente de trabalho e a rotina do profissional. Mas vamos por partes: sobre o ambiente de trabalho, é essencial que tenhamos um ambiente pessoal que seja agradável, produtivo e estimule a criatividade. Para manter um ambiente assim e consequentemente manter a sua motivação no trabalho, invista em boas técnicas de organização pessoal. O blog da Evolut já deu algumas ótimas dicas sobre organização pessoal que você pode conferir no nosso artigo sobre o assunto.

Como um ambiente de trabalho não é feito apenas de objetos e espaços, a manutenção de um bom ambiente profissional também passa pela questão do bom relacionamento interpessoal com colegas de equipe e empresa. Prezar por uma boa comunicação e compartilhar de objetivos e metas com as pessoas do trabalho é sempre uma questão interessante e que precisa ser colocada em prática. Outro ponto relevante é que o trabalho colaborativo e em equipe é algo em si que pode ajudar na motivação – é a exata prova de como a motivação de alguns integrantes da equipe ecoa em uma motivação coletiva -, especialmente quando colegas de trabalho prezam por estimular um ao outro para um melhor resultado em atividades e projetos.

rotina-o-elemento-principal-da-motivacao-no-trabalho

Rotina: o elemento principal da motivação no trabalho

A formulação de uma boa rotina é o aspecto mais importante quando falamos de motivação. Não é necessário pensar muito pra perceber que, se você tem uma rotina estressante, mal organizada, extremamente atribulada ou dificultosa, sua mente vai naturalmente começar a vê-la como um obstáculo e, de forma automática, você vai perceber que a sua motivação vai diminuindo – já que agora as suas tarefas diárias parecem desafios complexos demais para serem enfrentados. O segredo é saber definir prioridades e saber suas capacidades de execução de tarefas para, assim, hierarquizar isso na sua rotina – alguns métodos de organização podem ser bastante úteis para colocar esse planejamento da rotina no papel, como agendas, planners ou o Bullet Journal, técnica que a gente já falou aqui no blog da Evolut anteriormente.

Tente não iniciar o seu expediente realizando tarefas complexas ou de maneira apressada, saiba como equilibrar seus afazeres para ter um bom rendimento e, especialmente, saiba dar as pausas apropriadas para que você consiga executar suas atividades sem a sensação de que elas são inacabáveis. Tornar a rotina mais dinâmica também é uma boa ideia: modifique sempre a ordem das coisas, de semana em semana: isso pode dar a sensação de que há uma variação, mesmo que mínima, no seu dia a dia.

Converse também com colegas de trabalho ou demais profissionais conhecidos, especialmente os que estão em uma posição de satisfação com seus respectivos trabalhos, para entender como eles andam organizando suas rotinas e quais as dicas que eles podem te dar em relação a esse assunto. Lembre sempre de dar espaço para a criatividade, a resolução de dúvidas e troca de ideias com seus parceiros profissionais, já que esses itens dinamizam a sua rotina e tornam você um profissional mais engajado, no geral, com aquilo que você está fazendo. É também importante ressaltar que a motivação no trabalho faz com que você tome muito menos tempo para realizar qualquer tarefa, o que ajuda a aprimorar ainda mais a sua rotina profissional.

atitude-positiva-tem-tudo-a-ver-com-a-motivacao-no-trabalho

Atitude positiva tem tudo a ver com a motivação no trabalho

Por fim, vale dizer que, independente do bom ambiente, de uma rotina bem organizada e da boa comunicação com a equipe e colegas profissionais, a motivação no trabalho só pode ser cem por cento atingida se o profissional tiver uma atitude positiva em relação à sua ocupação e seus objetivos no mercado. Criar uma mentalidade voltada para o sucesso é um passo mais do que primordial para garantir que a sua motivação não vai ser sufocada pelas atribulações do mundo profissional. Deixe-se ser envolto pela expectativa de um futuro cada vez mais promissor no mercado de trabalho!

Para manter a positividade, é ideal que você também possua objetivos e planos de futuro bem claros. Você já pensou e avaliou bem quais são as suas metas e planejamentos para sua prosperidade profissional? Quando temos uma idéia bastante sólida sobre nossos objetivos, fica mais fácil pensarmos neles com positividade, já que ganhamos a plena consciência de que temos um caminho a trilhar e que a nossa vida irá girar em torno dessa jornada – independente das dificuldades que surjam. Dessa forma, a positividade impacta direto na motivação e, sempre que aparecer algum contratempo capaz de minar a nossa força de vontade no trabalho, lembramos por qual motivo estamos nesse trajeto no mercado de trabalho para começo de conversa.

Fechar Menu