O curso técnico é em enfermagem é um dos mais tradicionais da área de saúde. Mas, você sabe o que faz e quanto ganha um profissional técnico em enfermagem? Neste texto, iremos abordar mais detalhes dessa profissional.

O curso técnico em enfermagem forma profissional para atuar em ações que visem à promoção da saúde e bem-estar dos pacientes.

As áreas de atuação para o profissional técnico em enfermagem são muitas, sendo as mais comuns em hospitais da rede pública e privada, clínicas médicas, postos de saúde, ambulatórios e laboratórios.

Como os sistemas de saúde público e privado estão sempre em expansão, o mercado de trabalho para o técnico de enfermagem está sempre em alta.

O curso técnico em enfermagem possui a duração média de dois anos, incluindo a carga horária de estágio supervisionado na área.

Além de disciplinas ligadas à saúde, o aluno ainda irá ter contato com noções de Sociologia, Psicologia, e Administração.

O que faz o profissional técnico em enfermagem

O técnico em enfermagem irá trabalhar diretamente com uma equipe composta por enfermeiros, auxiliares de enfermagem e possivelmente com outros profissionais de saúde como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais.

Além disso, os técnicos em enfermagem podem atuar em instituições de ensino, casa de repouso, centros de ressocialização, serviço homme care (atendimento em domicílio) e entre outros.

Dentre as atribuições do profissional técnico em enfermagem estão:

  • Atuar em ações de políticas públicas voltadas para a saúde;
  • Ajudar na promoção de programas voltados para a saúde da família;
  • Trabalhar para a prevenção, promoção e recuperação em processos de saúde-doença;
  • Fazer a organização do ambiente de trabalho;
  • Zelar pelo bem-estar e conforto do paciente;
  • Elaborar relatórios técnicos;
  • Garantir que as práticas de segurança do ambiente de trabalho sejam cumpridas;
  • Cuidar da rotina dos pacientes como um todo, como a administração de medicamentos, curativos, nebulizações, verificação da temperatura, pressão e etc.;
  • Fazer o check list dos equipamentos, materiais e medicamentos do local de trabalho;
  • Prestar cuidados de higiene ao paciente;
  • Realizar medidas de reanimação cardiorrespiratória básica quando necessário;
  • Atuar na recuperação da saúde coletiva ou individual.

Quanto ganha um profissional técnico em enfermagem

A média salarial de um profissional técnico em enfermagem é de R$ 2.000, podendo variar de acordo com o local trabalhado, quantidade de plantões, área escolhida e etc.

A seguir é possível visualizar uma média salarial para a profissão de técnico em enfermagem realizada pelo Serviço Nacional de Empregos (SINE).

A pesquisa leva em consideração os níveis profissionais (tempo de atuação), que são: Trainee (até 2 anos de experiência); Júnior (Entre 2 a 4 anos de experiência); Sênior (entre 6 a 8 anos de experiência) e Master (mais de 8 anos de experiência) e o porte da instituição. Confira:

tabela_enfermagem

Sabendo das boas perspectivas de empregabilidade do curso técnico em enfermagem, a EVOLUT Escolas Técnicas oferece em sua Unidade Piracicaba este curso.

A EVOLUT é reconhecida pela qualidade de seus cursos técnicos e profissionalizantes e por ter contribuído, em mais de duas décadas de atuação educacional, a entrada de mais de 30.000 profissionais no mercado de trabalho.

Para saber mais sobre o curso técnico em enfermagem da EVOLUT acesse o site: https://evolutescolastecnicas.com.br/tecnicos/enfermagem/.