Se você têm dúvidas sobre trabalhar com mecatrônica. Neste texto, iremos falar sobre o que faz e quanto ganha um profissional técnico em mecatrônica.

O curso técnico de mecatrônica combina conhecimentos de três áreas, que são: Mecânica, Elétrica e Informática. A junção dessas áreas permite o desenvolvimento e operação de máquinas controladas por um sistema computacional.

Nesta especialização técnica, o aluno aprende noções de programação e operação de máquina. Além das normas de segurança exigidas para cada área de trabalho.

Uma formação técnica em mecatrônica abre grandes oportunidades de inserção no mercado de trabalho, tendo em vista que a área de indústria é a que mais emprega, mesmo em tempos de crise.

Há um déficit de mão de obra qualificada e especializada nessa área. Por isso, as chances de empregabilidade para os profissionais que possuem este curso técnico são muito promissoras.

empregos para o técnico em mecatrônica em setores como o futebolístico, bens de consumo, alimentício, hidráulico, robótico, telecomunicações, petroquímicos e energia, laboratórios de controle de qualidade, fabricantes de máquinas e entre outro.

O curso técnico em mecatrônica possui a duração média de dois anos, com aproximadamente 1.500 horas/ aulas e 400 horas de estágio supervisionado.

O que faz o técnico em mecatrônica

O técnico em mecatrônica pode atuar em uma variedade de funções, como:

  • Aplicar normas técnicas de segurança, saúde e qualidade na empresa;
  • Aplicar técnicas de controle de qualidade no processo industrial;
  • Fazer a integração de processos mecânicos e eletrônicos a partir do emprego de programas de comando de movimentos que integram às máquinas de Comando Numéricos Computadorizados (CNC) no controle e automatização da produção da indústria;
  • Fazer a projeção de melhorias nos sistemas convencionais de produção;
  • Atuar na manutenção e projeção de máquinas e equipamentos variados;
  • Programação e operação de máquinas;
  • Trabalhar no desenvolvimento de novas tecnologias para a indústria;
  • Propor e planejar a incorporação de novas tecnologias nas indústrias.

Quanto ganha o profissional técnico em mecatrônica

Saber quanto ganhar um profissional técnico em mecatrônica é a dúvida de muitos jovens que pretendem começar o curso técnico nessa área.

Com o avanço constante do setor de automação industrial nacional, o mercado de trabalho para o técnico em mecatrônica está aquecido. Assim, os salários são altos e em muitos lugares, principalmente nos polos industriais, chega a sobrar vagas.

Não há uma especificação de piso para o salário de técnico em mecatrônica. Contudo, são feitos acordos entre os sindicatos e associações da área em cada Estado para fazer essa definição.

A média salarial para um profissional técnico em mecatrônica varia de R$ 1.700 a R$ 5.500, a depender do porte da empresa e do nível profissional ocupado.

A seguir, confira a tabela de base da Pesquisa Salarial feita pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine) considerando o porte da empresa e os níveis profissionais, que são: Trainee (até 2 anos de experiência); Júnior (Entre 2 a 4 anos de experiência); Sênior (entre 6 a 8 anos de experiência) e Master (mais de 8 anos de experiência).

tabela_mecatronica

A EVOLUT Escolas Técnicas está há mais de 20 anos formando profissionais nas mais diversas modalidades e possui o curso técnico de mecatrônica nas unidades Jundiaí e Piracicaba.

A EVOLUT está há mais de 20 anos formando profissionais para a rápida entrada no mercado de trabalho. Saiba mais sobre o curso no site: https://evolutescolastecnicas.com.br/tecnicos/tecnico-em-mecatronica/.