Plano de estudo: entenda como se organizar

20 de agosto de 2019 - 10 minutos lido

Com toda a rotina de aulas, trabalho, deveres com a família e com a casa, é muito comum que algumas pessoas tenham dificuldade para organizar um cronograma de estudos eficiente e condizente com seu cotidiano.

Alguns até têm um horário certo para estudar e para se dedicar aos trabalhos da escola ou curso técnico, mas por não saberem otimizar o tempo de estudo, acabam não absorvendo todo o conteúdo e muitas vezes não sabem o porquê das notas não corresponderem ao tempo dedicado àquela matéria.

Antes de começarmos a falar do plano de estudo em si, é preciso que você tenha em mente algumas coisas. Primeiro e mais importante: é preciso montar um cronograma que não seja impossível de cumprir para que você não desista no meio do caminho. É preciso também que não seja muito fácil, pois provavelmente isso significa que você não está estudando o suficiente.

Outro ponto importante diz respeito ao horário definido para dedicar aos estudos. Se você estabeleceu que vai sentar para estudar das 14h às 18h, por exemplo, faça questão de respeitar 100% esse horário. Isso garante que você crie o hábito do estudo e isso se torne parte da sua rotina.

Se você não sabe como definir o melhor horário de estudo para você, organizar sua rotina, entender quantas horas semanais de estudo você tem disponível e como criar os melhores horários de estudos, continue lendo este artigo que vamos ajudar você a se organizar e conseguir criar o plano de estudo perfeito para você!

 Plano-de-estudo

Entenda a sua rotina

O primeiro passo para conseguir montar o plano de estudo que atende as suas necessidades é entender tudo sobre a sua própria rotina. Anote seus horários, momentos em que você se sente mais disposto para estudar…

E o mais importante: descubra o tempo livre que você ainda tem sem contar com aulas e outras atividades do seu dia. Isso é essencial para que você não monte um cronograma que não cabe na sua realidade.

Nessa primeira etapa do cronograma é preciso anotar todos os seus compromissos fixos do dia e seus horários. Isso vai permitir que você enxergue mais claramente o tempo que você dispõe para estudar.

Lembre-se de sempre contar com tempo de deslocamento até o local em que você estudará, além do tempo de comer e tomar banho, por exemplo. Assim, você saberá exatamente como conciliar tudo do seu dia com os estudos.

Planeje-se para imprevistos no cotidiano

Agora que você já tem toda a sua rotina anotada à risca no seu plano de estudo, nada vai abalar a sua hora de estudar, certo?

ERRADO!

A verdade é que existem inúmeros imprevistos que podem acontecer na sua rotina e você precisa tê-los planejado (na medida do possível) no seu cronograma. Isso vai garantir que suas horas de estudo não sejam tão prejudicadas caso não dê para cumprir exatamente o plano que você tinha traçado para aquele dia.

Assim, é interessante pensar num horário que você possa separar no seu dia – fora do que você já tinha definido previamente para os estudos – para compensar caso o pneu do carro fure no caminho para casa ou algum compromisso inadiável apareça de última hora.

 Plano-de-estudo

Defina o melhor horário para estudar

A verdade é que o melhor horário de estudo é aquele em que você tem mais energia para se dedicar totalmente à matéria. Então, tente sempre estabelecer um horário que seja mais confortável para você, assim fica mais fácil absorver o conteúdo.

Uma dica que vai facilitar quando você for estudar é anotar os temas da aula, em vários, tópicos organizados, no máximo uma hora após o término da classe. Isso vai fazer com que a hora da revisão da matéria naquele dia seja mais fácil já que você vai ter o conteúdo bem estruturado.

Então, mesmo que você fique com aquela preguicinha depois da aula, lembre-se de que organizar os temas aprendidos naquele dia vai fazer toda a diferença na hora que você pegar para estudar em casa. Vale a pena o esforço!

Descubra o método de estudo que funciona melhor para você

Quando o assunto é estudar, não adianta tentar copiar a forma como o seu coleguinha estuda ou seguir o método da moda que você viu na internet. É preciso descobrir qual forma de estudar é a que funciona melhor para você e que vai tornar possível cumprir seu plano de estudo.

Para ter um cronograma eficiente, um dos passos mais importantes é saber como estudar de forma otimizada, poupando tempo e conseguindo absorver a maior quantidade de conteúdo possível. A melhor forma para isso é entendendo o que funciona melhor para você!

Se você não sabe como descobrir o método ideal de estudo, recomendamos que leia este artigo que escrevemos falando sobre 15 estratégias para você estudar melhor.

Tenha um ambiente de estudo

Você já percebeu como fica muito mais fácil estudar e se concentrar num ambiente em que outras pessoas também estão fazendo o mesmo? Ou ainda que estando sozinho, como a matéria flui com muito mais tranquilidade quando você está num ambiente propício ao estudo?

Por isso é tão importante ter um ambiente voltado exclusivamente para você estudar e fazer as atividades relacionadas ao seu curso ou escola. Não vale dizer que a sua cama é o lugar que você usa para estudar também, ok?

Separe um local com os livros que você geralmente usa, organize cadernos para anotações, além de canetas, post-its, marca textos… Enfim, torne o ambiente propício para o estudo, pois isso fará com que você se sinta mais animado para se dedicar ao conteúdo.

Além disso, a organização desse ambiente vai refletir na organização das suas anotações também, o que evita que você todo dia escreva em um lugar diferente ou anote a mesma matéria em dois cadernos separados, por exemplo.

É importante lembrar que objetos como o celular e a televisão não devem fazer parte deste cenário! O computador até que é bem-vindo caso seu propósito esteja único e exclusivamente ligado aos estudos.

 Plano-de-estudo

Tenha um momento para descanso e lazer

Confessamos que essa é a melhor parte de todo o cronograma! Apesar de ser o último ponto que abordamos, ele é tão importante quanto todos os outros. Acredite: separar um momento para descansar e se divertir também é essencial.

Assim, lembre-se de separar um tempo em seu plano de estudo para relaxar, sair e curtir um momento com os amigos e a família. Além disso, não deixe de incluir atividades de autocuidado no seu planejamento também!

É importante estar bem para conseguir cumprir com as metas de estudo que você estabeleceu. Então, lembre-se de se dedicar aos estudos, mas não esqueça de separar um tempo para cuidar de si.

Se você seguir todas essas estratégias, você conseguirá montar um cronograma que se adequa perfeitamente às suas necessidades e a sua rotina, sem ter que abrir mão de nenhuma outra atividade.

E aí, já começou a montar seu plano de estudo?

Tags: , , ,