Técnico em Saúde Bucal: tudo sobre o curso e mercado

18 de janeiro de 2019 - 8 minutos lido

Você já se pegou pensando em fazer um curso técnico em saúde bucal, mas, por não entender muito bem como funciona o curso e o mercado de trabalho, acabou desistindo? Foi pensando nisso que nós decidimos fazer este artigo, para esclarecer as principais dúvidas de pessoas que já pensaram em fazer o técnico em saúde bucal ou até mesmo aquelas que ainda não fazem ideia de qual carreira desejam investir, afinal de contas, esta pode ser uma ótima opção, caso o seu perfil seja esse.

E falando sobre perfil, se você se encaixa no grupo de pessoas que ainda não faz ideia do futuro profissional que desejam, com certeza este artigo vai te ajudar. Além de explicar tudo sobre o curso e o que faz o profissional em saúde bucal após formado, vamos te dar 5 dicas que irão te ajudar a decidir o que fazer.

Técnico em Saúde Bucal

O que faz um profissional técnico em Saúde Bucal

Antes de explicar sobre o funcionamento do curso, como disciplinas e carga horária, é importante que você entenda sobre o profissional e qual é a sua função. Dessa forma, fica mais fácil para você entender como o curso é planejado e estruturado para os alunos.

O técnico em saúde bucal é o profissional que está apto a para auxiliar o cirurgião dentista no consultório durante o atendimento odontológico. Neste momento, ele executa tarefas de apoio técnico ao dentista e, por isso, é fundamental que ela tenha o conhecimento sobre saúde bucal.

Por estar vendo todo o atendimento ao paciente “por cima”, pois ele normalmente atua em pé no consultório, é muito comum que o técnico consiga enxergar pontos que o dentista não vê. Esse auxílio é bastante importante para o cirurgião, pois dessa forma ele conta com uma visão diferente da que já está tendo, e previne o que poderia passar despercebido.

Todo o período de formação acontece de acordo com a supervisão de um cirurgião dentista, pois o profissional técnico precisa entender bastante sobre este universo para que possa atuar em consultório. De maneira geral, sua principal função é auxiliar no atendimento odontológico.

Formas de atuação para um profissional técnico em Saúde Bucal

Agora que você já sabe qual é a função de um profissional técnico em saúde bucal, é fundamental entender as principais formas de atuação dele. Listamos a seguir.

Consultório particular

O profissional pode atuar em consultórios ou clínicas particulares, compondo a equipe de saúde do local e auxiliando dentistas durante os atendimentos. A função é muito importante não só para o auxílio ao cirurgião dentista, como para contribuição para a agilidade do atendimento, já que terá uma pessoa ao lado para a preparação de todo o material que será utilizado.

Hospitais públicos

Profissionais com técnicas em saúde bucal são extremamente necessários para hospitais públicos, principalmente porque estes recebem uma grande quantidade de pacientes diariamente. Em muitos casos de acidente (de trânsito, queda, entre outros), há a necessidade de reparos na região facial. Além do cirurgião dentista, um especialista em saúde bucal é fundamental.

Redes de serviços sociais do Governo

Trabalhar com serviços sociais para o governo é uma das formas de atuação do técnico em saúde bucal. Essa opção exige que o profissional esteja pronto para orientar a comunidade sobre as possíveis doenças que podem ser contraídas por falta de prevenção ou o não tratamento de problemas na região bucal. A ideia é que ele contribua para a higiene e oriente a população para as melhores práticas.

Saúde Bucal

Como funciona o curso técnico em Saúde Bucal

O curso técnico em saúde bucal é subdividido em módulos que envolvem disciplinas práticas e teóricas. Entre os principais assuntos que devem ser tratados ao longo do curso, estão educação para saúde, proteção, prevenção, recuperação, gestão em saúde, apoio e diagnóstico.

As disciplinas passam por Anatomia e Fisiologia Humana; Material, Instrumental e Equipamento; Técnicas Restauradoras; Psicologia; Prestação de Primeiros Socorros; Prevenção da Cárie e Doença Periodontal; Radiologia Odontológica; Saúde Pública, além de outras relacionadas à função que será exercida.

Por que escolher a Evolut Escolas Técnicas

A Evolut Escolas Técnicas possui planejamento e método ideais para que seus alunos possam aprender de forma realmente eficaz e irem em busca do tão sonhado emprego. A escola, conhecida por já ter formado mais de 30 mil alunos, possui professores qualificados e preparados para ensinar o que o mercado realmente exige.

A instituição de ensino também oferece aos seus alunos um ambiente online que está sempre à disposição para auxiliar no aprendizado prático. Isso se deve ao planejamento que faz os responsáveis acreditarem na tecnologia e, com isso, fazerem novos investimentos focando da eficácia do aprendizado.

A Biblioteca Virtual entra como mais um auxílio ao estudante, sendo um facilitador na hora estudos, uma vez que não se faz necessário o aluno comprar materiais básicos para estudo. Dessa forma, ele pode encontrar conteúdos de forma fácil e rápida.

Se você mora em Piracicaba, deseja começar a transformar o seu futuro profissional e tem interesse em fazer o curso técnico em Saúde Bucal, fale conosco através do e-mail: atendimento@evolutescolastecnicas.com.br

Você também pode clicar aqui para conhecer toda a lista de cursos disponíveis nas unidades da Evolut Escolas Técnicas.

Ligue agora mesmo para o nosso telefone!

PIRACICABA – SP
Telefone: (19) 3434.9873 .:. WhatsApp: (19) 99427.4591

Conte conosco para o seu sucesso profissional!

Tags: , , ,